Ser Soldado!

Caros amigos
Ser Soldado não é apenas vestir uma farda, receber e cumprir ordens, portar armas e munições, ter comida no rancho, água no cantil e ração no bornal!
Ser Soldado é, antes de tudo, ser um cidadão, homem ou mulher, que, por vocação e amor à Pátria, jurou a ela dedicar o valor da vida e a vida inteira, exclusivamente!
Para o Soldado, “à Pátria tudo se dá e nada se pede” e ela, por intermédio de seus demais filhos, reconhece e tem reconhecido o valor, a importância, a dedicação, o sacrifício e, principalmente, a honestidade e o caráter dos seus Soldados, valores raros no Brasil de hoje!
O juramento e a dedicação exclusiva incluem sofrimento e treinamento técnico, físico e moral! O Soldado tem que saber, e sabe, o que é passar fome, ter sede, esgotamento físico e cansaço mental. Faz parte da sua preparação para a guerra. Por outro lado, para dispor-se a passar por todas as adversidades que lhe impõem a profissão, o Soldado tem que ter a certeza de que sua família está protegida por um mínimo de dignidade. É sua única exigência!
A profissão militar exige disciplina não só nos afazeres profissionais, mas, também, na vida privada, simples e desapegada, uma virtude praticada pelo Soldado muito além do que lhe tem sido dado em troca e em reconhecimento por seu trabalho e por sua dedicação à Pátria!
Gen Bda Paulo Chagas

Esse post foi publicado em Atualidades. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Ser Soldado!

  1. Aloísio Fernando Maia Ferraz Demunno disse:

    Palavras rigorosamente corretas General Fui soldado,da 7ª Companhia de Guardas do II Exército.Depois que o meu tempo findou,adicionei aos fundamentos cívicos que recebi no lar,os que recebi na caserna.Vivi o meu tempo de militar com honra e satisfação de estar servindo ao meu País,vestindo a farda verde oliva,de que sempre me orgulhei e por tê-la distinguido,fui condecorado com a medalha Marechal Hermes da Fonseca,como “Praça Distinta” da minha Companhia.Não me comparo aos Soldados profissionais,que admiro, ,como ao Senhor. Eu poderia ter sido e teria,tenho a plena convicção, sido um bom Soldado profissional.Mas apliquei e ainda aplico todos os conceitos e lições apreendidas no Exército na vida civil,onde servi a Sociedade Brasileira com o mesmo zelo que tive na caserna.Não sou um Soldado Profissional,mas continuo e nunca deixei de ser um Soldado “Cara de Leão”,da saudosa e inesquecível 7ª Companhia de Guardas,cuja frase,no Portão das Armas nos lembrava,para toda a vida:”Por aqui passaram os melhores Soldados do II Exército”! Fui um deles e disso tenho o profundo e justo orgulho de ter vestido a farda do Exército Brasileiro.

Deixe um comentário

