Mensagem à Jornalista Mirian Leitão

Sra Jornalista Mirian Leitão
Assisti, há pouco, sua entrevista com o Ministro Celso Amorim, da Defesa. Não fui surpreendido por seus objetivos, sempre destrutivos, quando se trata da imagem das Forças Armadas.
A Sra, desta feita, usa como mote as respostas das Forças às demandas da Comissão da Verdade, a respeito de atividades repressivas ao terrorismo realizadas em instalações militares, no período da “luta armada”.
Eu, ao discordar das suas posições, exerço o direito de transmitir-lhe e de divulgar minha opinião crítica sobre o conteúdo da sua conversa com o Sr Ministro.
Inicio, lembrando-a de que estávamos, efetivamente, em guerra e que as instalações militares, em quaisquer circunstâncias, servem para albergar recursos humanos e materiais destinados à guerra, bem como para preparar contingentes para que nela sejam empregados!
No tipo de guerra (Terrorismo) que se travava no Brasil, iniciada por uma minoria de comunistas inconformados com a rejeição de seus planos pela sociedade, os quartéis foram atacados, agregando-lhes a condição de “praças de guerra”.
No combate ao terrorismo cresce de importância a atividade de inteligência e esta pode e deve ser executada nos quartéis. Portanto, não há ou houve desvio de finalidade dessas instalações no período em que vivíamos em ambiente de guerra.
Simples e justificável, não lhe parece?
Em outro ponto de sua entrevista a Sra insiste na divisão das Forças em “de hoje” e “de ontem”. Para, definitivamente, livrá-la desse pensamento, sugiro-lhe um rápido passeio pela história das nossas FFAA, a Sra poderá constatar  que os Militares, desde Guararapes até o “Alemão” e a “Maré”, carregam e continuarão a carregar a herança de feitos e que os mesmos não pertencem ao passado ou aos que lá estiveram naqueles momentos, mas a todos os militares, de ontem, de hoje e de amanhã, porque são heranças de honra, de glória e de responsabilidade!
Cara Sra Mirian, o que está feito não pode ser mudado e pertence a todos os militares.  Não há como apagar a história nem há como fugir à responsabilidade sem que os soldados deixem de ser eles mesmos. Não há ordem ou desconforto, de quem quer que seja, que os possa fazer esquecer ou ser menos responsáveis ou orgulhosos dos feitos e fatos que compõem a sua história, sob pena de terem que abdicar do orgulho de serem Militares Brasileiros!
Os militares não têm comemorado, ostensivamente, o 31 de Março porque são disciplinados e cumprem as ordens consideradas pelos Comandantes como compatíveis com os limites da autoridade das pessoas que as emitem, mas isto não significa que tenham qualquer arrependimento da atitude que tomaram naquela data, sob aclamação maciça da Nação, nem tampouco que não se orgulhem da derrota que impuseram aos terroristas.
Certamente que aí não se incluem os excessos que eventualmente tenham sido cometidos sem a justificativa do interesse maior da segurança coletiva.
Escarafunchar, desta forma, num passado de meio século, além de perda de tempo, é desconsideração e descaso para com a totalidade dos brasileiros honestos, pacíficos e trabalhadores que, hoje, são torturados e mortos diuturnamente pela insegurança em todos os setores da vida pública e privada sob a responsabilidade do Estado, inclusive no que se refere à própria Defesa Nacional!
A Sra observou muito bem na entrevista que as FFAA têm sido chamadas em demasia para acudir a Nação. É verdade, mas em um país governado por falsos profetas, corruptos, demagogos e incompetentes, só os militares, mantidos à distância da contaminação, são confiáveis a qualquer hora, para quaisquer missões emanadas de qualquer dos poderes constitucionais.
Antes de terminar, Sra Jornalista Mirian Leitão, informo-lhe que, nos  Colégios e nas Escolas Militares, modelos de ensino para o Brasil e para o mundo todo, pratica-se não só a verdade, mas a  honestidade, a probidade, a lealdade e a responsabilidade, portanto, não há ranço, vontade ou anseio autoritário que possa impor-lhes versões da história!
Finalizando, devo, ainda, dizer-lhe que pedido de desculpas é devido por quem deve, não por quem tem crédito, e, copiando a voz do povo, nas ruas e nos estádios, com a censura que me impõe a educação familiar e militar, eu lhe digo: “Ei, Dona Mirian, vá rever os seus valores”!
Respeitosamente,
Gen Bda Paulo Chagas

Anúncios
Esse post foi publicado em Atualidades. Bookmark o link permanente.

20 respostas para Mensagem à Jornalista Mirian Leitão

  1. Gen Bda Paulo Chagas, sou brasileiro com muito orgulho! E, com o mesmo orgulho, agradeço, primeiro a DEUS, e, em segundo plano as FFAA pelo justo desempenho em governar o país no período de 1964 a 1984″! Entendo que o povo, digo, “massa manipulada” não está preparada para o sistema democrático. Não passou do momento de uma perfeita intervenção das gloriosas FFAA?

    • Caro João,
      as FFAA são a última ratio regis, seu emprego prematuro, com as instituições democráticas em funcionamento, mesmo que infiltradas e aparelhadas, é golpe e, disso, o Brasil não precisa mais. Temos que ficar atentos, empregar todos os recursos ainda disponíveis e acreditar que não precisaremos das FFAA para salvar o Brasil. Os militares conhecem o seu dever histórico e constitucional e não faltarão à Nação se e quando for necessário.
      Abraço
      PChagas

  2. João silva disse:

    BRASIL ACIMA DE TUDO NÃO QUEREMOS O COMUNISMO NESSE PAÍS QUE SE ESTAR INSTALANDO,QUEREMOS A LIBERDADE DE EXPRESSÃO NÃO A CENSURA,(EU ESTUDEI PRATICAMENTE A MINHA VIDA NA ESCOLA MILITAR E NAVAL DA MARINHA).QUEREMOS TAMBEM MAIS SEGURANÇA PUBLICA O PAÍS ESTAR DESGOVERNADO SÓ ROBALHEIRA NESSA POLITICA.SO UMA INTERVENÇÃO MILITAR PARA NOS SALVAR GENERAL,PORQUE ESPERAR
    DESSE GOVERNO CORRUPTO E EM VÃO.VAMOS INVESTIGAR ESSA POLITICA OS DESVIOS DE
    DINHEIRO QUE TEVE NESSA COPA E A FIFA NÃO VAI PAGAR NADA VEIO PRATICAMENTE DE GRAÇA,VAI SOBRAR PARA NOS TRABALHADORES BRASILEIROS QUE PAGAM OS
    IMPOSTOS.INVESTIGUEM TAMBEM O DINHEIRO DESVIADO PARA CUBA UM PAÍS COMUNISTA
    ONDE SO TEM O ATRASO E MAIS NADA,E A PETROBRAS QUASE OU ATE FALIDA DE TANDO DESVIO DE DINHEIRO PARA O BOLSO DESSES POLITICOS,JA CHEGA DE TANTA IMPUNIDADE QUE HA NESSE PAÍS,BANDIDOS DE MENORES MATANDO PAIS DE FAMILIA E ENTRE OUTRAS
    ATROCIDADES,VAMOS REVER A SITUAÇÃO ATUAL QUE O PAÍS SE ENCONTRA PORQUE UM DIA PODE SER TARDE DEMAIS NÃO QUEREMOS PASSAR PELA UMA VENEZUELA ATE CHEGAR EM CUBA,QUEREMOS A LIBERDADE DE EXPRESSÃO O DIREITO DE IR E DE VIM A SAUDE,EDUCAÇÃO E A INFRA ESTRUTURAS NAS ESTRADAS,MENOS IMPOSTOS ENTRE OUTRAS E TANTAS MELHORIAS.

    BRASIL ACIMA DE TUDO E ABAIXO DE DEUS.NÃO AO COMUNISMO E SIM A LIBERDADE.

  3. jose disse:

    Tomara que os nossos militares nao estaja contamindo por ideologia marxsista.

  4. João silva disse:

    General Paulo Chargas esse Brasil ainda tem jeito?
    Essa Politica esta acabando com Nosso Brasil.

  5. Elza Miranda disse:

    Senhor General, como filha de General da arma de Engenharia posso lhe dizer que não acredito em nenhuma reação das nossas FFAAs pois, já passamos há muito tempo de todos os limites admissíveis sem que um dedo fosse erguido. Acostumei-me ao que me dizia meu pai, Gen. de Divisão Rubens Noronha Miranda, que quando a situação “perigava”, o Clube Militar mandava seu recado ao governo , e a situação se “acalmava”… Desta vez o que vi foi bem diferente. Foram moleques barbados, de dedo em riste, agredindo os velhos generais na porta de sua própria casa, se podemos considerar o Clube Militar assim… Há + ou – 5 anos atrás, questionei o Presidente do CM, por e-mail, sobre a situação horrorosa que nosso país estava passando e que eu temia estivesse se agravando. Ele me respondeu que “Estavam atentos”..
    Ora, já se vão 5 anos, um Mensalão, uma Petrobrás, Refinaria roubada de nós pela Bolívia, Bilhões de dólares (secretos) para ditadores da África e de Cuba, portos em Cuba e no Uruguai para contrabando de armas, Aeroportos em outros países, roubalheira superfaturada em estádios (agora chamados de “arenas”), ameaças à vida do Presidente do Supremo Tribunal Federal,corrupção e paralisia no desvio do Rio São Francisco, etc e tal… Não posso imaginar o que ainda estejam esperando, os nossos militares, para que cumpram com o seu dever de defender o Brasil. Me parece que alguns, JÁ DEVIDAMENTE DOUTRINADOS, pensam que devem CEGA OBEDIÊNCIA à Presid”Anta” e ao PT….
    Caro General, se o senhor ficou revoltado com a vendida da Miriam Leitão, na entrevista com o ex terrorista “Ministro Civil da Defesa”, imagino como ficaria, assistindo HOJE, COMO EU ASSISTI, a entrevista dela com o Coordenador da Comissão da Verdade… Se já tinha me enojado a insistência da repórter em praticamente EXIGIR que o Ministro colocasse a Instituição do Exército de joelhos para bater no peito e pedir perdão por atos monstruosos praticados por alguns sádicos daqueles tempos, esquecendo-se que havia um estado de exceção, de guerra. O senhor não pode calcular como meu deu ganas de me manifestar como cidadã deste país, que ainda sou e que amo mas, se não houver nenhum sinal de que PODEMOS CONFIAR EM QUEM DE DIREITO PRA COLOCAR UM BASTA nesta situação, estou muito tentada a requerer minha segunda cidadania e , com o coração partido, abandonar meu país, não suporto mais ver a derrocada do Brasil e sozinha não posso fazer nada, a não ser chorar e lamentar a covardia de quem DEVERIA MAS NÃO ESTÁ FAZENDO NADA PARA SALVAR MINHA PÁTRIA…
    Abraços
    Elza Miranda

    • Cara Elza, não tiro a razão de seu texto. O País vai mal, no entanto, as instituições, em que pese seu aparelhamento e a falta de caráter dos que se venderam ao governo, ainda estão, bem ou mal, funcionando. O que você sugere, enquanto houver algum outro recurso, é golpe e, disto, o Brasil prescinde e as FFAA não farão.
      Tanto quanto você, julgo insuficientes as palavras do Presidente do Clube Militar, assim como julgo insuficiente a postura aparentemente contemplativa das FFAA face ao que se passa no Brasil!
      Há muito que defendo a tomada de posição dos militares:
      “A Nação como um todo e, em particular, os brasileiros mais esclarecidos aguardam dos Comandos das Forças Armadas um posicionamento claro e ostensivo. O Brasil precisa e quer saber quais são as posições e as opiniões de seus soldados sobre todos os assuntos que lhes são afetos pela Constituição Federal, posições e opiniões estas que, por serem isentas de vieses políticos ou ideológicos, servirão de base sólida para que a Sociedade possa democraticamente polemizar e discuti-los, em busca do que, pela vontade esclarecida da maioria, é entendido como o melhor para os destinos da Pátria”.
      Guardo a esperança de que os Comandantes venham a concordar comigo e que, assim, contribuam para o aperfeiçoamento da democracia, sem a necessidade extrema de intervenções militares!
      Obrigado pelo comentário.
      Respeitosamente
      PChagas

  6. Rodrigo de Souza disse:

    Prezado general Paulo Chagas,

    Lamentavelmente, o Brasil apenas sobreviverá se o povo votar no melhor candidato possível ou no menos pior, e que tenha potencial de votos.

    A Denise Abreu perdeu sua candidatura e agora está atacando o PSDB tanto quanto atacava o PT. Mas fico me perguntando: qual ou quais candidatos têm chance de tirar o PT do poder? De nada adianta votarmos em candidato que não tem, pelo menos, força para ir para o 2º turno, seria ilusão, porque teremos de enfrentar os votos comprados pelo Bolsa-Família. Sem contar que alguns eleitores, por ingenuidade, querem votar nulo ou branco, mas não estão imaginando que poderemos já acordar em 2015 sob uma ditadura comunista, caso o PT seja reeleito.

    Creio eu que, no momento, só é possível tirarmos o PT do poder, e que somente depois disto será possível apoiarmos e prepararmos um candidato ideal para 2018. Infelizmente, pois a direita política nada planejou.

    Obs: me identifico com a direita, conservador quanto aos princípios de DEUS, porém a favor da liberdade econômica.

    Forte abraço.

    Rodrigo de Souza

  7. Rodrigo de Souza disse:

    Complementando, espero que eu esteja completamente enganado, e que o candidato ideal vença as eleições. DEUS queira que sim.

    Que DEUS nos livre dos comunistas, fazendo com que o povo abra os olhos para votar corretamente nas urnas.

    Forte abraço.

    Rodrigo de Souza

  8. João silva disse:

    General Paulo Chargas e verdade que a Aeronaltica,Exercito e Marinha entregou medalhas para Jose genoino e jose dirceu?
    http://www.diariodopoder.com.br/noticias/aeronautica-mantem-medalhas-de-mensaleiros-2/
    Se for verdade General estamos a beira do comunismo e da desordem constitucional.

    • Caro João, a decisão de cassar ou não as medalhas é dos Comandantes e não representa a adesão das Forças ao projeto de poder do PT.
      Na minha opinião as medalhas deveriam ser tomadas dos apenados do “mensalão”, mas isto não significa que eu tenha perdido a confiança nas FFAA.
      Obrigado pelo comentário.
      PChagas

    • carlos roberto silva disse:

      João Silva. Cassar as medalhas compete aos comandantes e eles sim, não as corporações, estão comprometidos com o governo, pois estão ilegalmente nos cargos. Segundo a “expulsória” deveriam ser substituídos aos 70 anos de idade. Temem “desagradar” a presidência, cassando as medalhas, e serem “exonerados”.

      • Caro João, julgo que as medalhas deveriam ter sido cassadas e que a sua não cassação lhes tira o valor e a importância. Quanto ao comprometimento dos Comandantes com o governo ou à ilegitimidade da permanência deles nos cargos, não posso concordar. Entendo que o comprometimento deles é com a estabilidade da Nação, não com os planos deste governo e a sua permanência, além dos 70 anos, com certeza, encontra amparo na lei.
        Forte abraço.
        PChagas

  9. Nivaldo Pires disse:

    Suas palavras me confortam e me alio a luta dessas justas causas. Um soldado as suas ordens.

  10. Luiz Francisco Benedetti disse:

    Caro General, primeiramente externo todo o meu apreco a vossa pessoa e aos demais homens de bem em nosso pais.Como o senhor deve saber, nossos irmãos vem sendo assassinados dia a dia quer por falta de comida,saúde ,seguranca etc..calculo mais de 1000 ao dia em todo pais,sei que a FF AA tem seu papel a cumprir , sabemos e nao podemos pedir para vcs resolverem os nossos problemas ,mas vivemos sim problemas, uma guerra silenciosa ,nosso Inimigo e cruel e esperto.Primeiro desarmou os homens de bem. Ataca as únicas instituições respeitáveis em nosso pais as FF AA, nao alimenta o povo, deixa-os doente pois assim somos fáceis de ser dominados .Todo mundo sabe que as urnas sao manipuláveis ,nosso inimigo dilapida ? nossas riquezas, fazem tratados com empresas internacionais vendendo toda a nossa riqueza a peso de banana. A questão e que nao temos mais a quem recorrer. Precisamos pelo menos saber que nao estamos sozinhos. Nao queremos sangue mesmo sabendo que o nosso inimigo merece os piores castigos. Em nossa Bandeira tem a inscrição Ordem e Progresso sabemos que isso nao existe mais, vimos agora a copa do mundo onde um órgão internacional como a Fifa que vem e manda no pais e nao paga nada ,apenas nos lapida , nao sabemos mais qual o norte rumar,.Quando a midia comprada e corrupta vem dizer em rede nacional inverdades sobre a FF AA, nao acredito.Sim ,fomos muito bons para esses terroristas pois eles voltaram e agora estão querendo acabar com o pais de novo.Eles estao cumprindo um antigo sonho ,e o pior estao conseguindo. Esse sentimento nao e só meu, e de muitos cidadãos livres e de bons costumes, que realmente carregam esse pais sendo voluntários em muitas instituições filantrópicas , ajudando ao proximo fazendo o papel de construtor social , papel esse que caberia ao estado .Nao podemos perder a nossa esperanca ,somos uma nação onde nosso Hino diz: NAO TEME QUEM TE ADORA A PRÓPRIA MORTE, e assim será caso chegarmos a um caminho nao desejado . Precisamos unir a nossa nação as FF AA e a única instituição capaz de fazer isso . Os covardes e traidores entregaremos nas mãos da justiça dos homens ou divina. Desculpe ser demorado em meu texto exprimo aqui o meu desejo e de muitos cidadão brasileiros. Que Deus proteja essa Pátria Amada Brasil. Nao sou um brasileiro anônimo meu e nome e Luiz Francisco Benedetti rg. 14807815, estou aqui de pé e a ordem por nossa nação .

  11. carlos roberto silva disse:

    Enquanto uns querem censurar a verdade outros trazem, sem nenhuma censura, mentiras e desinformação aos leitores e telespectadores. Para a MENTIRA e DESINFORMAÇÃO deveria haver censura. Antes de colocar na mídia um assunto deve-se ter domínio e conhecimento do mesmo para não falar M….. dona Mirian.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s