Jaques Wagner, apenas um petista…

Caros amigos

Um velho Coronel da Força Aérea Brasileira, Cyrano Portocarrero, grande amigo do meu pai, forjou a seguinte máxima:

“Um homem, sem seu cavalo, é apenas um homem. Um cavalo, sem seu cavaleiro, é sempre um cavalo”.

O pensamento visa a chamar a atenção para a nobreza do cavalo diante da insignificância do homem. Coisa dos que chamamos de “homens do cavalo”, entre os quais, honrado, me incluo!

É com este espírito, mal comparando, que enxergo a nomeação do governador Jaques Wagner para o Ministério da Defesa, no qual ele é apenas um petista, com toda a insignificância decrescente que o título encerra, já as Forças Armadas, com ou sem ministro, serão sempre Instituições Nacionais Permanentes, com toda a importância que o texto constitucional lhes confere!

Assim, pouco importam as virtudes ou os vícios do Sr JW, pois ele só terá significado e importância se os militares houverem por bem incorporá-lo ao seu meio e prestigiá-lo como Chefe Militar, o que ele não é, nem nunca será!

Como disse, ele não passa de um petista desempregado, cujo único contato com o nosso meio foi em passagem pelo Colégio Militar do Rio de Janeiro. Deve ter feito amigos que seguiram a carreira e que hoje estão em reserva, nada mais. Pouco se sabe sobre ele neste período, o que me induz a pensar em mediocridade…

Como virtudes, se é que podemos chamar assim, JW tem a proximidade, a simpatia e a confiança da Governanta Dilma Rousseff bem como a facilidade de trânsito nos meandros do Congresso Nacional. Cabe aos Comandantes das Forças e a seus Altos Comandos saber usar estas “virtudes”, mantendo, dele e do governo, a distância de segurança necessária para manobrar no espaço que lhes confere o afastamento do poder e a liberdade de não serem membros e de não terem outros compromissos com o governo além do cumprimento de suas missões constitucionais.

Se JW fez o CFR (Curso de Formação de Reservistas) do CMRJ, deve lembrar-se da máxima de que “quem dá a missão, dá os meios”! Basta lembrá-lo disso ou ensiná-lo sobre o tema desde logo e, após, manter a voga e a pressão !

JW foi sindicalista e saberá interpretar o espírito da mensagem em todos os aspectos ela que encerra, inclusive no social, ligado às necessidades da Família Militar.

Entendo que se deve respeitar a autoridade do Ministro da Defesa, nos seus devidos limites, mas não há qualquer motivo para incorporar o petista JW ao nosso convívio ou para ter com ele consideração além da regulamentar, ou seja, enquanto ele estiver ministro deve ser cobrado e exigido pelas Forças em tudo o que lhe cabe como intermediário junto aos Poderes da República. Não há razão para termos qualquer outro tipo relacionamento ou de consideração para com ele.

Ele, estando ministro ou não, é apenas um político filiado ao partido dos trabalhadores, enquanto nós seremos sempre Marinheiros, Soldados e Aviadores do Brasil!

Os militares conhecem todos os limites do exercício do poder legal, conhecem suas missões, seus deveres e seus compromissos para com a Nação e, para serem eficientes, eficazes e efetivos não precisam bajular ou prestar vassalagem a quem quer que seja, basta-lhes a lei, os regulamentos e a confiança dos brasileiros!

Portanto, qualquer que seja o Ministro da Defesa, precisamos, isto sim, de Comandantes, Chefes e Líderes Militares, eles é que fazem a diferença !

É o que penso e espero!

Gen Bda Paulo Chagas

Anúncios
Esse post foi publicado em Atualidades. Bookmark o link permanente.

15 respostas para Jaques Wagner, apenas um petista…

  1. André Ortiz disse:

    Boa tarde General Paulo chagas, meu nome é André Ortiz, sou um cabo da reserva da Policia do Exercito, vejo estarrecido o avanço das milicias socialistas no Brasil, vejo também o aumento do clamor publico pedindo ajuda para a extinção desses males e embora não possuo o conhecimento estratégico que o senhor possui tenho certeza que os militares tanto da ativa quanto da reserva se sentem ultrajados e humilhados, pois uma vez Policia do Exercito sempre Policia do Exercito, uma vez Soldado do Exercito sempre Soldado. A pergunta efetiva e direta, que nos é peculiar dentro do nosso modo militar de tratar os problemas a nós impostos, oque o senhor General pretende fazer e oque nosso Comando Militar pretende fazer, registro minha posição quanto ao assunto que é de dar um basta nessa forma podre e sem caráter que estes políticos vem tratando nosso Brasil e nossas famílias.

    André Ortiz.

    • Caro André, o que eu pretendo fazer é o que eu já estou fazendo. Como militar em reserva, me é facultado dizer o que penso e torcer para ser ouvido e acatado. Já o que o Comando pretende fazer é um segredo que nunca me foi contado, nem quando estava na ativa, infelizmente…

      • André Ortiz disse:

        Prezado General Paulo Chagas, agradeço a resposta, continuarei a acompanhar suas postagens e a repassar e reproduzir como uma meio de estar em combate a toda essa ignomínia que estamos sofrendo e sempre acreditando que em algum momento poderemos agir como uma força unica e combater todo esse mal.

        Empenho meus respeitos e admiração.

        André Ortiz.

  2. Francisco Machado disse:

    General,
    Não vejo em Jaques Wagner apenas um petista, mas um petista perigoso, muito bem articulado. Algo, que se desconhece, deve haver por trás de sua preferência pelo Ministério da Defesa. Alguns dias atrás eu li que ele manifestou interesse pelo Ministério da Defesa e que a Presidente tentou dissuadi-lo, oferecendo outro Ministério. Prevaleceu a escolha dele. Diferente de Celso Amorim, Diplomata de carreira, Jaques Wagner não apresenta nenhuma credencial à altura do cargo para o qual foi designado, além do conhecido “currículo” de petista e sindicalista. Parece deboche da Presidente com as Forças Armadas, pra dizer o mínimo.
    Usando uma frade de certo Ministro do STF, preocupa-me o “silêncio eloquente” das Forças Armadas de nosso país.

  3. Francisco Machado disse:

    Errata: Onde se lê: “usando uma frade…, leia-se: “Usando uma frase…”

  4. JC Peres disse:

    General, as FFAA tem sido lenientes com essa gente e seu artigo é mais um voto de leniência nesta turma que está destruindo o Brasil em todas as suas nuances. Com essa turma só pau, eles não entendem outra linguagem e o senhor me vem com essa conversinha de cerca lourenço. Essa turma já tomou conta de tudo e o senhor propõe ser burocrático com eles. Já não está na hora de sermos mais efetivos?

    • Caro JC Peres, a avaliação da conjuntura e das circunstâncias é de cada um. Respeito a sua. A minha postura é baseada no possível, não no que eu gostaria que acontecesse. Respondo o seu comentário com o texto OPINIÃO PESSOAL, escrito quando ainda estava na ativa, o qual entreguei a meus chefes imediatos em duas oportunidades.

  5. Aparecida Donizeti de Oliveira disse:

    General Paulo Chagas,muito claro o seu texto! Li outro dia ,no site TERNUMA, uma carta de um Coronel ,cujo nome,desculpe, esqueci,ao Comandante Enzo Peri,datada de 31 de março de 2014!Temos tentado,lutado,cada um como pode.Observo nas redes sociais a coragem de muitos brasileiros ao declararem apoio às Forças Armadas e seu desespero frente a todo esse absurdo,nem conseguimos entender…Amigos virtuais daqui da capital,de SC, RS(principalmente) e de outras localidades pedindo socorro ao nosso Exército; muitos se desculpando.Li que em 1964 500 a 800 mil pessoas gritavam: “Verde e amarelo! Sem foice ,nem martelo!” Pensei : ” Meu Deus Pai, de novo!” Um dá força pro outro, sabe,senhor,pois quando não é um, é outro que desanima e assim vamos prosseguindo com fé que há um comando maior : Deus! Ele nos ajuda quando não ficamos ociosos.Que em 2015 consigamos recursos mais efetivos,eficazes para tirarmos todo o pt do poder! Ainda confio,senhor, nas nossas Forças Armadas!

  6. Pedro disse:

    Esse cara não tem competência nenhuma pra ser Ministro da Defesa, sou baiano e sei a desgraça que ele foi em 8 anos de governo na Bahia. O maior perigo é que ele é tido como um dos queridinhos de Lula e sua trupe, ele é um dos principais petistas, e me estranha muito ser nomeado Ministro da Defesa, vejo que o PT vai colocar ele pra tentar aparelhar as forças armadas com o partido.

    A pergunta é: os militares vão aceitar se associar com o PT?

  7. Aguinaldo Aldighieri disse:

    Prezado Gen Paulo Chagas
    Costumo ler seus textos com atenção e, geralmente, com aprovação.
    Mas deste último — JW apenas um petista — eu discordo completamente.
    Penso que está na hora de virar a mesa; não para dar um golpe e assumir o poder — deixemos o abacaxi para os petistas tentarem descascar — mas para praticar a desobediência, não aceitando a posse de JW ou de qualquer petista que nos queiram impor.
    Nós militares somos condicionados a cumprir ordens — faz parte da Disciplina — mas não ordens absurdas, que tenham como consequência a desmoralização e o enfraquecimento pessoal do militar ou da organização à qual ele pertença.
    Os atuais Comandantes das 3 Forças deveriam participar à Chefe de Estado essa decisão de não reconhecimento do novo ministro e obter de todos os Oficiais-Generais o compromisso de não aceitarem a nomeação para Comandantes das Forças caso a nomeação do ministro não seja revogada.
    Isso criaria uma crise político-militar que seria muito saudável para o país.
    Cordialmente
    Aguinaldo Aldighieri
    CMG Ref
    29/12/2014

  8. Roberto Costa disse:

    Já há comentário de soldado do Exército, chamando seu superior de covarde, inconformado com a inércia dos seus superiores! O PT é uma organização terrorista pior que o estado islâmico, e nomeia como ministro da defesa um petista para dar ordens ao Exército, e ainda o comando do Exército perde tempo com histórias teóricas? Que o PT não tem princípio e nem cultura já sabemos, inclusive o Ministro da Suíça comparou os discursos da presidenta Dilma… “QUE PARECEM PIADAS CONFUSAS CONTADAS POR BÊBADOS,, E QUE ELA NÃO VÁ LÁ COM CONVERSAS PORQUE NÃO ESTÁ FALANDO COM BOBOS, COMO FAZ AQUI”. O PT é comprovadamente uma organização criminosa que enganou a população “geração bolsa bandida”, aparelhou os três poderes, e parece que só falta aparelhar o Exército. Se isso acontecer, haverá um holocausto pior que dos nazistas. De que adianta a cultura dos Generais, e o tempo de academia militar, se ficarem inertes diante deste terrorismo psicológico o qual os brasileiros patriotas estão sofrendo? O PT roubou tanto, e pra não desembolsar o dinheiro do roubo em armamentos, está permitindo a provisão de armas, por bandidos, traficantes, através do Uruguai, Paraguai e Argentina, para que se preciso possam enfrentar o Exército Brasileiro. Portanto, a inércia do Exército, seria para permitir o caus no país, Talvez para contribuir com diminuição da superpopulação mundial. ATENÇÃO: O acordo diplomático entre os Estados Unidos e Cuba nestas circunstâncias não deixa margem para se pensar? Qual país no mundo tem tanta gente corrupta e corruptora e que não tem vergonha na cara? Qual país tem as maiores riquezas naturais, como por exemplo, florestas, água doce, minérios, pré-sal? Até parece que o mundo escolheu eliminar brasileiros! E, os Senhores Generais, vão continuar inertes, perdendo tempo com mensagens e recados virtuais? O inimigo PT, avança, e não está perdendo tempo com histórias teóricas! Na prática está cada vez mais avançando e minando o terreno. Me perdoem, mas até parece que os conscritos tem mais coragem que os generais veteranos! Afinal, qual outro interesse estaria por trás do Exército Brasileiro se não defender a nossa Pátria, em tempo hábil? Ou Jesus Cristo virá em 2015 para arrebatar os seus fiéis? A Justiça de DEUS, não tarda. Se ainda não for a nossa única esperança, que Ele nos mande seus exércitos para eliminar os covardes deste país. AMÉM.

  9. Célio Ferreira disse:

    Ler as mensagens do general Paulo Chagas é um lenitivo, um reforço de esperança que a curto prazo o país se livre da organização criminosa que se apoderou do Governo Federal. Mas eu acho que os protestos estão se resumindo apenas em reclamar, e nada mais. O erro é que os ataques se projetam só na presidente dilma, sendo que a partir de agora o foco dos protestos deveriam estar em cima do congresso nacional, especificamente em cima dos senadores e deputados de esquerda. Um site enumerando os nomes desses pilantras, e de suas lambanças, seria bem-vindo. Com o futuro político ameaçado, com certeza os pilantras mudarão de bandeira. UM ATAQUE EM PESO, VIA SITE, EM CIMA DOS PILANTRAS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s