Não vejo razões para temer o “Decreto 8515”

Caros amigos

Recebi, há poucos dias, um texto que reporta a personalidade e, principalmente, a atitude de um General alemão chamado Dietrich Von Saucken, oficial da Cavalaria Prussiana.

Segundo o relato, Von Saucken, um herói das duas Grandes Guerras Mundiais, várias vezes ferido em combate, foi chamado à presença de Hitler, a quem desprezava, para receber a ordem de defender a Prússia do avanço da Rússia. Ao final do encontro, o “Fuhrer” acrescentou que o General deveria prestar contas das suas ações ao líder nazista local.

Visivelmente contrariado, Von Saucken bateu forte com a mão na mesa e disse, energicamente, que não receberia ordens de um representante do Partido. Hitler não teve dúvidas da determinação daquele Soldado e, prontamente, aquiesceu, dizendo em voz baixa: “Tudo bem, Saucken, você será o seu Comandante”, ou seja, o “Fuhrer” simplesmente cedeu quando se viu confrontado por um homem melhor que ele.

Valho-me deste relato para reforçar minha opinião sobre o Decreto 8515, de 3 de setembro último, pelo qual a Presidente da República, no uso das suas atribuições, delega novas missões ao Ministro da Defesa, parte das quais eram, desde a criação do MD, delegadas aos Comandantes das Forças e, anteriormente, aos  Ministros Militares.

Tenho recebido grande número de mensagens de pessoas preocupadas com as consequências dessa redistribuição de tarefas, às quais tenho respondido, com absoluta convicção, que não me preocupam, porque nada mudará!

Comparo as FFAA a um circuito fechado de processos, hábitos, compromissos e procedimentos morais construídos, aperfeiçoados e consolidados, sempre, sob a tutela de valores, tradições e princípios.

As entradas deste circuito são mantidas muito bem fechadas e guarnecidas pelos mesmos valores, tradições e princípios que têm tutelado a sua evolução e que impedem a penetração de ideias que não estejam em consonância com eles e que fazem das FFAA brasileiras uma referência para a Nação e uma ameaça permanente aos seus inimigos.

Meu conhecimento me permite ter a convicção de que qualquer tentativa de burlar a hermeticidade deste circuito fará surgir, à frente do atrevido, tantos  Dietrich Von Saucken quantos forem necessários para intimidar a ousadia!

Em 1964, João Goulart ousou penetrá-lo e logo aprendeu que as FFAA tinham seus próprios Comandantes e que não valeria a pena confrontar homens que eram melhores do que ele.

Assim, confiante no Exército de Caxias, na Marinha de Tamandaré e na Força Aérea de Eduardo Gomes, não vejo razão para temer qualquer decreto de homens ou mulheres que, sob quaisquer aspectos, não são melhores do que nós.

Gen Bda Paulo Chagas

Anúncios
Esse post foi publicado em Atualidades. Bookmark o link permanente.

49 respostas para Não vejo razões para temer o “Decreto 8515”

  1. Roberto Berlt disse:

    Caro Gen Paulo Chagas,
    suas palavras nos traz tranquilidade e esperança. O Sr a dias disse que as FFAA, estão alinhadas com sua nobre e patriota forma de pensar a respeito do momento que vivemos o que é muito bom. Mas nos últimos anos desde que foi entregue a civis, os governos vem tentando diminuir o Exército em suas três forças, que nunca reagem com a energia esperada. Fazem decretos e leis nomeiam ministros para defesa, sem noção de pátria ou fronteiras, onde deveria estar um General, Almirante ou Brigadeiro, não esse tal ´´Jacu´´ Wagner, Celso L.N. Amorim que se fossem machos admitiriam que são inimigos não só das FFAA como do povo brasileiro,estrategicamente colocados lá para afrontar a hierarquia. não fazem investimentos no setor de defesa e lutam para enfraquecer os militares. É apenas um decreto, mas, é mais um passo que somado a outros vai fortalecendo,
    este que é um movimento bolivariano. .
    O Sr comentou também que as forças armadas mantém certa distância para não se misturar e poder manobrar.Queria saber se não podemos manobrar um pouco mais na ofensiva e apertar mais esses que fazem oposição ao nosso Brasil travestidos de políticos, pois para mim, parece quase sempre são manobras de recuo e submissão,à quem não merece.
    Eles não suportam o minimo de pressão. Precisamos pressionar juntos de um lado o povo e do outro as Forças Armadas.

    • Caro Roberto, na democracia quem pressiona é o povo e isto tem sido feito e tem surtido efeito. Não haverá qualquer mudança a curto prazo, mas uma tendência de mudança, na medida em que o povo aprender a não acreditar em ilusões. Não existe atalho para o amadurecimento político e as FFAA não são antídoto contra as más escolhas da sociedade.

    • Marcos Varejão disse:

      Prezado General
      Discordo totalmente de sua análise simplista e considero o decreto 8515 uma afronta as Forças Armadas. Assim como a atuação da comissão da verdade e outros inúmeros acontecimentos patrocinados pelo governo nos últimos 12 anos que insultaram as FFAA.
      Subestimar os adversários e seus pequenos movimentos é um erro enorme que sempre custa caro mais adiante.
      Espero que as FFAA estejam monitorando todos esses movimentos de esquerda, principalmente seus simpatizantes dentro dos quartéis, pois não tenho dúvidas de que essa situação pode ir num crescendo sem fim.
      Este estado de anarquia de esquerda já chegou longe demais e infelizmente em nossa sociedade temos aqueles que visando ganhos imediatos, se alinham a roubalheira e não percebem que estão alimentando o surgimento de um sistema opressor.
      Felizmente tivemos a atuação do Min. Joaquim Barbosa no caso do mensalão e agora o Juiz Sergio Moro na lava jato. A coragem de ambos certamente foi um freio na pretensão de poder totalitário dessa corja.
      General, não subestime a força da hipocrisia do populismo sobre a cabeça de pessoas pouco esclarecidas e carentes de condições dignas de vida. A maioria da população brasileira se encontra nessa situação e ávida por um líder ou sistema que se intitule salvador.

  2. Cristiano disse:

    Entendi, General!
    Obrigado.

  3. Jairo Ramalho disse:

    são reconfortantes as palavras do brasileiro Gen Paulo Chaves, que Deus o Ilumine.

  4. Charles A. disse:

    Senhor General,perdoe-me mais uma vez,mas não consigo me tranquilizar apesar de seu excelente artigo e fortes argumentos.Por exemplo: “X – nomeação ao primeiro posto de oficiais dos diversos corpos, quadros, armas e serviços” .O contido nesse parágrafo agora é prerrogativa daquele ser que ocupa o cargo maior no ministério da defesa.Com certeza,nenhuma nomeação envolveria alguém melhor do que ele mesmo ;elas apontariam na direção de seres mais rastejantes ainda.Alguém que tivesse a postura e competência de Von Saucken seria descartado de primeira e jogado no lixo, como o papel que embrulha a mortadela dos militantes petistas. Isso me provoca calafrios.É como dar ao diabo o direito de nomear os anjos do céu. Hitler,mesmo sendo um psicopata asqueroso, era infinitamente mais inteligente do que esses invertebrados atualmente encastelados no Planalto e era fanaticamente nacionalista.Farejou que perder um general com a qualidade de Von Saucken seria o mesmo que perder a batalha ou a guerra.No caso petista,o exército não é aliado e sim inimigo;portanto,quanto pior melhor para elles .As FFAA existem para garantir nossa soberania e nossa democracia,não a ditadura da “Pátria Grande”.Bom, espero que não,senão,estamos mesmo encrencados…

  5. Charles A. disse:

    Esta foto também não nos inspira confiança nas nossas FFAA. Ela anda muito fiel ao PT: https://www.facebook.com/Implicante.org/photos/a.442782019123882.94368.135700703165350/894534543948625/?type=1&theater

  6. Alexandre disse:

    Com todo o respeito, as Forças Armadas do Brasil acabaram para mim. Não tenho mais esperança e muito menos confiança nesta instituição, que tudo indica, está do lado dos comunistas.

    Sem mais
    Alexandre

  7. Alberto de Paiva Carneiro disse:

    General, como cidadão brasileiro, civil, 62 anos, venho me perguntando já a algum tempo, o quê esperar das forças armadas brasileiras num momento destes onde não se vislumbra nenhum líder, nenhuma autoridade política limpa, incorrupta?
    Passei ontem pela esplanada dos ministérios, General, observando tudo, menos o desfile, eu queria sentir o ambiente que deveria estar comemorando a nossa independência. Desolado constatei um muro de lata limitando a participação do povo, eu vi pais com filhos nas costas pra ver um pouco do desfile, eu vi o Congresso, a casa do povo cercada pelo tal muro, isolado num triste abandono.
    Vi um grupo discutindo com um simpatizante do governo onde uma senhora queria esfregar uma cédula de 20 reais no rosto dele. Vi gente batendo no tal muro, vi uma senhora de olhar triste juntamente com um garoto de olhar baixo esticando uma bandeira vermelha… Mas o que mais me marcou, General Paulo Chagas, foi quando passou por mim um homem montando uma bicicleta adaptada com uma caixa de som, carregando ainda duas menininhas pequenas, talvez suas filhas, e da caixa de som saía num alto volume o Hino da Pátria! Um simples cidadão despertou em mim esta vontade de expressar este meu sentimento de angústia e de incertezas.
    Se eu pudesse ter a oportunidade de falar com a presidente, eu pediria a ela que em nome do amor que ela diz que tem pelo Brasil, que ela renunciasse e que deixasse o país ir se curando das feridas que ela provocou.
    Saúde e vida longa pro senhor!

  8. Victor disse:

    A Veja publicou hoje reportagem sobre o decreto e as repercussões.
    Diz que o decreto foi recebida com surpresa pela cúpula militar.
    Ainda vejo desconfiança general. ..pois delegar ao ministro o poder de nomear, promover ou exonerar militares pode acabar com antiguidade e meritocracia, independência posto que seria promovidos aos cargos de comando oficiais generais alinhados com o governo. .Como aconteceu com o SUPREMO… Como acontece na nomeação do delegado geral da polícia Federal. ELES ESTÃO APARELHANDO TODAS AS ESFERAS DO ESTADO.
    Ainda tenho desconfiança. A vaca está foi pro brejo.

    • Vitor, quem escolhe os Generais são os Generais, quem promove os Generais sempre foi o PR, quem sugere a exoneração e a nomeação dos Generais são os Generais quem homologa essas sugestóes sempre foi o PR. Não há como acabar por decreto com a Lei de Promoções ou com o Estatuto das Militares. Não se deixe apavorar por quem não tem mérito para isto…

  9. Pedro Augusto disse:

    Será que os militares de hoje estudam os militares do passado? Será que o Marechal Lott ou o Castelo Branco teriam aceitado algo desse tipo? Para a sociedade isso é uma castração e, se aceito, será a primeira de muitas mais humilhações. Por favor, repassem essa nota.

    A esquerda tenta desarmar o Brasil e o brasileiro porque sabe que quem manda é sempre quem tem as armas. Basta um general honrado e soldados fiéis prender temporariamente/expulsar o sr. JW e “se fazer” ministro. Pronto! Não precisa mais nada; não precisa nem “tirar” a Dilma da presidência, se feito direito. Usem a cabeça e façam muito com pouco. Quem vai impedir a troca de cargo desse cafetão se ele é corrupto, a população o despreza, e se os próprios militares apoiarem? Que há de estranho que um militar seja ministro dos militares? Clamar um ministério não é clamar a presidência. Mas coloquem lá um homem sem marra ou arrogância, que sabe negociar e representar; assim, logo ele ficará popular. Se ele ficar popular, as pessoas confiarão nele. Se as pessoas confiarem nele, terão um nome de maior prestígio que os políticos atuais (o que nem é difícil!). Essa é talvez a única saída para abrir um canal e agir de um modo efetivo que não seja pela força traumática. Mas o tempo está ficando curto. Esse novo ministro precisa ser escolhido periodicamente pelas próprias FA, e por isso mesmo ele poderá falar em público TUDO o que há de errado sem ser destituído. É preciso conquistar isso agora, e não “pedir” por outras vias e receber um sonoro NÃO. Ainda há tempo e a hora é própria; retomem o ministério; isso abrirá espaço pra outras coisas. “O melhor general é aquele que vence sem disparar uma bala.”

    “O general que seguir meu conselho vencerá e irá liderar. O que não me ouvir será derrotado e não deverá liderar.”

  10. General Paulo Chagas. Permita-me dizer que o senhor se equivoca ao subestimar esse decreto bem como o Partido dos Trabalhadores. Ainda mais vindo de alguém como o senhor, que desejo crer, conhece muito bem esse bando que hoje está no poder. Quero lembrá-lo também de que não estamos em 1964. Já se passaram mais de 50 anos e a esquerda teve tempo suficiente para se infiltrar em todas as Instituições desse país, inclusive nas próprias Forças Armadas. Devo lembrá-lo também de que a “pessoa” que assinou esse decreto é a mesma pessoa que assinou o decreto dos conselhos populares e que participava de guerrilhas na década de 60.

  11. Lygia Maria disse:

    General, boa tarde, o Sr. já leu o site da revista veja hoje? Este decreto está tirando todos os poderes das Forças Armadas. Como isto pode ser??? Eles deram o GRANDE GOLPE!!!!??? pergunto eu: isto vai ser aceito???

  12. jorge giaquinto disse:

    Prezado General Paulo Chagas assisto cada vez mais o silencio de membros das FFAAs principalmente por parte daqueles que podem se expressar, diante das diversas ameaças que são proferidas contra o povo e a nação Brasileira, seja por parte de governantes seja por parte de lideres de instituições cujos dirigentes pertencem a partidos e instituições pertencentes ao FSP. Embora em seu artigo exponha sua opinião pessoal V.Excia. atende,com esta iniciativa, aos interesse da esquerda, pois transmite um desconforto a parte da população que esta mobilizada e anestesia reação da maioria da população que não sai às ruas e só faz oposição de sofá, para qual fica a sensação que tudo está bem, para que ir para as ruas? Pois até um ex-general do exercito não achou nada demais um decreto que tira poder dos chefes da FFAA de administrar os recursos humanos de sua tropa. Pense nisto.

  13. Sucris disse:

    É constrangedor a cada passo,decreto que os comunistas e o foro de SP dão em direção a plena desgraça brasileira,se ouve bravatas,desculpas esfarrapadas como respostas!Parece que vamos precisar que muitos de nós morramos(é sabido que coragem brasileira são uns poucos,temos o carinhoso apelido de pacíficos)para aí então constatarmos de que lado estão os militares!nunca pensei depois desses anos em acreditar em intervenção,sabendo de antemão que muitos direitos em todos esses anos serão destruídos!Mas vemos que neste momento,só mesmo os M ou um grande meteoro de grande tamanho!muitos acreditam ainda que a inteligência militar está em fase de “aprontamento”, sua logística,listas e espera de uma ação comunista de vulto.Mas o 7 de setembro,um desfile só para criminosos e bandidos,com continências e longe do povo,a quem se destina a comemoração da data junto ao exército brasileiro foi ruim de engolir!Agora esse decreto que no mínimo deve ser inconstitucional e nem isso é contestado juridicamente?Tá difícil de acreditar na historieta! Mas enfim,esperamos queimar a língua!

    • Caro Sucris, eu e minha família não somos criminosos e não tivemos problemas para assistir ao desfile das arquibancadas populares, de onde, junto com todos os presentes, tivemos o privilégio de cantar o Hino Nacional, o Hino da Independência, vaiar a Dilma e de ver meu neto desfilar a cavalo, pela primeira vez…

  14. Charles A. disse:

    Senhor General,claro que a esta altura o senhor sabe que a solicitação foi feita pela Secretaria do Ministério da Defesa comandada por Eva Maria Chiavon,uma petista nada confiável que ocupa um cargo que era de um general.Está nos jornais.Ela não é uma civil;é uma petista simpatizante de MSTs e intervenções militares na Venezuela.Petistas não são civis,são autodenominados “revolucionários”.Isso não é ser civil.Temo muito pelo futuro do país que deixarei para meus filhos e netos,e confesso que estou com medo do que está para acontecer.Essa foi uma jogada covarde de dilma/pt/foro de São Paulo . Espero que haja uma reação cuidadosa dos militares,porém, à altura da gravidade do fato,a meu ver,mais uma tentativa desesperada de golpe bolivariano! Os muros de aço de ontem e a preferência do Exército em proteger a golpista em detrimento da população encheu a todos de desconfiança e medo em relação Às FFAA. Não falo só por mim e sim pelo que observei nas redes sociais ,e-mails de amigos e conversas nas ruas.
    Um respeitoso abraço.

    PS: Se o senhor não quiser,não precisa publicar meus comentários.Faço isso mais como uma conversa entre pessoas de bem e honestas ,e por dar grande valor às suas opiniões.

  15. Nelson Duarte disse:

    quinta-feira, 14 de maio de 2015
    Tem Jacu na roça: Ministro da Defesa nomeia secretária que é esposa do nº 2 do MST, um tal de “Chicão”
    Uma simples coincidência!?!?

    Brasília, 26/01/2015 – O ministro da Defesa, Jacques Wagner, deu posse neta data à nova secretária-geral do Ministério da Defesa, Eva Maria Cella Dal Chiavon, que assumiu o cargo em substituição ao então secretário Ari Matos Cardoso.
    Ela é esposa de Francisco Dal Chiavon, vulgo “Chicão”, o nº 2 do MST !!!!

  16. Fernando J. da Silva disse:

    Caro General. Eu sou um cidadão comum e confesso que aprendi a ter apreço a pouco tempo pelas forças armadas, pois, tenho conhecido a verdadeira história recentemente. Me perdoe, mas, tenho que dizer que, pra mim, esse post foi extremamente infeliz. Parece-me que o sr. só se preocupa com que acontece com as forças armadas. A inércia dos militares custou a chegada do pt ao poder e com ele, o sucateamento dos hospitais, com gente morrendo nas filas para serem atendidos, a educação está uma porcaria, com os nossos jovens tirando as piores notas do mundo, estamos com quase 70 mil assassinatos por ano, o tráfico de drogas está desenfreado, a criminalidade só aumentando, o marxismo cultural apodrecendo nossa sociedade e destruindo as famílias. Sem falar no esforço massivo do pt e das esquerdas de desmoralizar os militares e, ainda, caçá-los com a tal da dita “comissão da verdade”, e nas tentativas de desmilitarizar as polícias Aí vem o senhor dizer que não se preocupa com esse decreto, por serem de homens ou mulheres que não são melhores que vocês? Eles aparelharam quase tudo, pela astúcia e pelo engano. O que os impedirão de tomarem, também, as forças armadas. Vejo que o senhor está subestimando o inimigo e confiando de mais nas suas próprias forças, o que, pra mim, é um terrível engano. Se as forças armadas são tão bem guarnecidas por princípios e valores, como o senhor diz, por quê, também, a sociedade brasileira não podia ser? Mas graças a Deus que não dependemos exclusivamente das forças armadas para nos proteger. Aliás, veja no que deu. O Próprio Deus nos acordou e é Ele que está nos guiando nessa resistência. Está escrito: “Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor! Porque será como a tamargueira no deserto, e não verá quando vem o bem; antes morará nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável. Bendito o homem que confia no Senhor, e cuja confiança é o Senhor.” Jeremias 17:5-7. Eu não quis desrespeitá-lo, General, de maneira nenhuma. Mas quis falar de Brasileiro para Brasileiro. De Patriota para Patriota, pois, foi incompreensível, este post. Espero e vou orar para que Deus lhes dê graça e que os militares, também, acordem para essa guerra e esse fogo cruzado em que todo nós estamos inseridos.

    • CARO FERNANDO, SEREI BREVE. O BRASIL É UMA DEMOCRACIA. OS MILITARES ESTIVERAM NO GOVERNO POR 21 ANOS E DERAM O BOM EXEMPLO AOS BRASILEIROS QUE, POR SUA VEZ, ESCOLHERAM OUTROS EXEMPLOS E, DEMOCRATICAMENTE, ESCOLHERAM O PROJETO ESQUERDISTA QUE CULMINOU NA ERTA PÓS MORAL SOB A ÉGIDE DO PT. OS MILITARES NÃO SÃO TUTORES DO POVO BRASILEIRO. COMO CIDADÃOS FAZEM PARTE DELE E, VOCÊ PODE TER CERTEZA, SE SOMENTE OS SEUS VOTOS FOSSEM VÃLIDOS NAS ELEIÇÕES QUE SE SEGUIRAM AOS GOVERNOS MILITARES, O BRASIL NÃO TERIA CHEGADO AO PONTO DE VERGONHA EM QUE SE ENCONTRA.
      PARA SER COERENTE, REPITO O QUE VENHO DIZENDO HÁ ANOS E QUE CONSIDERO SER A ÚNICA CRÍTICA CABÍVEL AO COMPORTAMENTO DOS MILITARES: O BRASIL PRECISA E QUER SABER QUAIS SÃO AS POSIÇÕES E AS OPINIÕES DE SEUS SOLDADOS SOBRE TODOS OS ASSUNTOS QUE LHES SÃO AFETOS PELA CONSTITUIÇÃO FEDERAL, POSIÇÕES E OPINIÕES ESTAS QUE, POR SEREM ISENTAS DE VIESES POLÍTICOS OU IDEOLÓGICOS, SERVIRIAM DE BASE SÓLIDA PARA QUE A SOCIEDADE PUDESSE DEMOCRATICAMENTE POLEMIZAR E DISCUTI-LOS, EM BUSCA DO QUE, PELA VONTADE ESCLARECIDA DA MAIORIA, FOSSE ENTENDIDO COMO O MELHOR PARA OS DESTINOS DA PÁTRIA. INFELIZMENTE, OS MILITARES PREFEREM NÃO CONTAR O QUE PENSAM NEM DIVULGAR SUAS AÇÕES JUNTO AO PODER POLÍTICO DA NAÇÃO.

      • Fernando J. da Silva disse:

        E por qual motivo preferem não contar, se eles também são cidadãos? Vão ficar tolerando esquerdistas os molestando com suas mentiras? Vão permitir que o pt os isole dos cidadãos, como aconteceu no 7 de setembro? Pois, eles tiram proveito de qualquer situação. Sei que os Brasileiros cometeram muitos erros e fizeram escolhas extremamente equivocadas, e que muitos se venderam por nada. Mas, há aqueles que, apesar dos erros, não se curvaram ao pt e as ideologias da esquerda, e aqueles que se arrependeram, pois, viram que foram iludidos. E, como eu disse, eu não sabia da verdadeira história. Só a da “oficial”. E foi porque me tornei cristão, que eu vim a saber a verdade. Com isso aprendi que, antes das guerras culminar nas armas, elas começam com as “idéias”. É um levante da mentira contra a verdade. General, peço que me perdoe se fui desrespeitoso de algum modo, E agradeço por sua atenção.

      • Fernando quem se isolou do público foi a Sra Dilma, não os militares. O muro era para a segurança dela! Quem quisesse ir para as arquibancadas podia ir sem problema. Eu fui com toda a minha família, fiquei junto do povão e, com ele, vaiei a Dilma. Não tive qualquer problema para assistir ao desfile. Bastou encontrar a porta de entrada.

  17. Gino disse:

    Prezado Gen. Paulo Chagas,
    Acabei de ler a sua postagem referente ao Prof. Olavo de Carvalho e também os textos dos links abaixo:
    http://aluizioamorim.blogspot.com.br/2015/09/exclusivo-verdade-sobre-o-decreto.html

    http://ucho.info/deputado-propoe-decreto-para-anular-golpe-contra-militares-com-doses-da-ideologia-bandoleira-do-mst

    Como já postei ao Senhor, anteriormente, fica a minha preocupação com os constantes desmandos da Sra. Dilma (não a considero a presidente do Brasil) e do PT aliados do Fórum de São Paulo em transformar o Brasil em um coluio de marginais comunistas. O Povo Brasileiro só precisa de uma ação enérgica das Forças Armadas para que estes borra-botas encham-nas de m…. . Só se as coisas andam acontecendo sem divulgação já que não podemos rotular as Forças Armadas de “marqueteiros” o que não é o caso do PT, MST, CUT, PMDB, PSDB, PSOL, PP e por ai vai………
    Ando pelas ruas e observo a fisionomia das pessoas, tristes, com medo de quem anda próximo a elas, nos tiraram a alegria, a esperança, a dignidade do trabalho, estão destruindo a instituição da família etc etc etc……
    General, desculpe o meu desabado de Brasileiro.
    Grande abraço.

  18. Rodrigo de Souza disse:

    Prezado general,

    Quanto ao inconstitucional decreto, os poucos dias mostraram que o senhor felizmente tinha razão, o que nos deixa mais confiantes.

    Sobre o nosso país, não o vejo mais como um país plenamente democrático, dado que em um país genuinamente democrático, um presidente com mais de 90% de reprovação já seria ex-presidente, e segundo a nossa Constituição: “Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou DIRETAMENTE, nos termos desta Constituição.”. Ademais uma eleição, resultante de apuração secreta, por si só é fraude e infringe a vontade popular; além de o PT ser subordinado ao Foro de São Paulo, que o torna um partido ilegal segundo a nossa própria Constituição: “A Lei dos Partidos Políticos (Lei número 9.096 de 19 de setembro de 1995) determina que o STF casse o registro desse partido, por violação do artigo 28, alínea II: ‘estar subordinado a entidade ou governos estrangeiros.’”. Também há inúmeras investidas com o propósito de nos roubarem a liberdade, também assegurada em nossa Constituição.

    Para finalizar, gostaria de saber vossa opinião sobre este vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=xofC0LEASv0

    Forte abraço e que DEUS o abençoe por fazer o bem!

    • Caro Rodrigo, cada povo tem seu tempo de maturação, não há como acelerar o processo, infelizmente. Quanto ao vídeo, concordo com o alerta do autor e acredito que estes equívocos ainda terão muitas consequências para a humanidade. O EI e a fuga de perseguidos, a todo custo, para a Europa são amostras do perigo.

      • Rodrigo de Souza disse:

        Mas o senhor também concorda com o autor do vídeo, Nando Moura, quanto à influência de tudo isso (EI, China, Rússia e QG socialista na América Latina com o aval do Partido Democrata) no Brasil?

        Seguindo aquela frase de Margaret Thatcher, “O socialismo dura até acabar do dinheiro dos outros”, espero que a crise chinesa enfraqueça o poder militar vermelho da China, pois seria uma dor de cabeça (talvez a maior) a menos.

  19. Roberto Berlt disse:

    Caro Gen Paulo Chagas.
    Parabéns por não se escandalizar com decreto 8515 e como reverteram.
    Fica bem claro que em suas palavras há sabedoria, paciência e não bravatas.
    É esta forma de pressão a que me referi anteriormente, mais uma vez ficou provado que dá resultado,digo novamente que eles são covardes e não suportam pressão,
    o povo, mesmo que ainda pouco, pressiona mas essa ao pé do ouvido por autoridades de carreira e integras que são os senhores surtem mais efeito, porque vocês SÃO AUTORIDADES SEMPRE, eles estão por um tempo com autoridade.
    Quanto a sua sabia resposta dada para mim,sobre amadurecimento político,concordo com o Sr,
    mas lhe pergunto.
    Como pode servir o amadurecimento de um povo onde as leis encobrem políticos desde as campanhas mentirosas onde não ha opção?
    Escolhas ruins são feitas quando tem boas para escolher o que não é o caso aqui no Brasil. Ainda temos que escolher o menos pior,veja a ultima eleição para presidente,vários candidatos
    eram ptistas e só usavam siglas diferentes.
    Aliás todos eram de esquerda até o Aécio Neves, e todos os partidos de hoje no Brasil são de esquerda só muda o nível de radicalidade.
    ´´AMADURECER?´´ quem nós, só o povo? e os políticos como e quando será?
    O Sr,vê algum projeto deles para o país,de crescimento a longo prazo?
    Não existe nada só uma corrida para ver quem será o próximo.
    O máximo que conseguem ver é até 2018.
    Qual sua opinião sobre o PMB, partido militar brasileiro o qual já colhi assinaturas, és a favor?
    Que tal os Srs elaborarem um grande projeto de governo e apresentar à nós e concorrer nas próximas eleições.
    Acredito muito na capacidade e preparo de vocês.
    A Pátria só será grande e desenvolvida quando estiver sob domínio de patriotas.
    Grande abraço.
    ´

    • Amigo Roberto, você fala das consequências de um processo que não começou ontem, mas há 30 anos. Ninguém pode dizer que a reversão será fácil ou rápida. Temos que perseverar e acreditar que é possível. O Dr Sérgio Moro está nos mostrando isto.

  20. AS FORÇAS ARMADAS DIANTE MOMENTOS TÃO GRAVES PARA A NAÇÃO BRASILEIRA DESGOVERNADA . PRECISA SE POSICIONAR REFENTE ESTE DECRETO 8515 – DIZ RESPEITO A TODO BRASILEIRO DE BEM QUE TEM O DIREITO LEGAL E CONSTITUCIONAL DE SABER “QUAL O POSICIONAMENTO DAS FORÇAS ARMADAS DIANTE TÃO RADICAL MUDANÇA DE COMANDOS PREVISTAS NO DECRETO 8515” . QUE ENTRA EM VIGOR NESSES DIAS. UMA NOTA DE ESCLARECIMENTOS DAS FFAA É O MÍNIMO QUE O POVO TEM DIREITO . ESPERAMOS ATENTOS O POSICIONAMENTO DOS SENHORES COMANDANTES. O POVO BRASILEIRO AGRADECE .

  21. Israel disse:

    Sr. General Paulo Chagas,

    Excelente esclarecimento sobre a postura das Forças Armadas perante o decreto.
    Saberia nos dizer o que “simboliza” tal movimento por parte do atual governo?
    Pelo que pude perceber, o sr. Jaques Wagner se manteve em seu lugar, até mesmo demonstrou contrariedade sobre o decreto.
    A firmeza moral das Forças Armadas ainda é um bastião em nosso País. Como os militares poderiam contribuir efetivamente na educação da sociedade para esse resgate, assim como o sr. vem fazendo? Parabéns pelos excelentes esclarecimentos prestados à sociedade.

    • Caro Israel, segundo a imprensa, o decreto dormitava há 3 anos em uma gaveta. Seu objetivo final, não imediato, é o sonho de qualquer ditador: assumir o controle das FFAA, sem o que nunca terão o poder total. Apenas duas coisas podem interferir no poder militar, a vontade nacional (induzida ou não pelo poder político – como é o caso da Argentina) ou a cooptação dos Altos Comandos (como é o caso da Venezuela). No Brasil, está provado, há pouquíssimas chances de sucesso em qualquer dos dois processos.

  22. Procópio disse:

    Este decreto, no fim das contas, apenas faz com que nosso país fique, de certa forma, mais centralizador. Nada muda.
    Por favor, não me entendam mal, mas quantas leis temos que não são cumpridas? (longe de mim não querer seguir leis e regulamentações do país).
    Este decreto é apenas mais uma das bobagens governamentais que muito mais atrapalham nosso país do que realmente auxiliam. De certa forma é análogo à lei da palmada, do feminicidio entre outros, que são redundantes, eleitoreiros, e apenas atravancam o judiciário.
    Minha maior preocupação com esse decreto é o quanto ele irá deixar certas decisões mais lentas.

  23. Munir disse:

    Soou ironico elogiar a historia do Von Saucken no mesmo texto em que se faz exatamente o contrario do que fez o oficial germanico.

  24. Sebastião G. Chaves disse:

    Sr. Gal, hoje é 17/09, portanto mais tempo do que o que o senhor orientou a manifestantes aqui a esperar, e tristemente nossos comandantes conseguiram com “muito trabalho” a retificação daquilo que é flagrantemente inconstitucional (o tal Decreto). Sr. Gal., não há negociação a ser feita, o que precisa é pulso forte dos três Comandantes, exigindo estes a revocação imediata do Decreto, sem o que “orientariam politicamente seus comandados”. Diferente disso é informar ou demonstrar ao inimigo que o Exército de Caxias é fraco e permeável a eles.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s