Afinal, quem é que não confia nas FFAA?

Caros amigos

Publiquei em meu FB uma entrevista do Ministro Chefe do GSI, Gen Etchegoyen, na qual ele rebate argumentos intervencionistas colocados de forma insidiosa pelos repórteres no exercício do seu papel profissional.

Houve-se muito bem o General, limitando-se a responder com a coerência e a responsabilidade que exigem o seu cargo, as informações privilegiadas de que dispõe e, principalmente, a confiança que um Chefe Militar tem e que deve demonstrar  no comprometimento histórico das FFAA com a democracia no Brasil.

Acrescento a essa argumentação a herança familiar que, com orgulho, Sérgio Etchegoyen carrega e tem defendido em quaisquer circunstâncias.

Li todos os comentários postados – em sua quase totalidade condenatórios à postura das FFAA e do General e a favor de uma intempestiva intervenção militar –  e concluo quanto à incoerência das críticas e principalmente dos críticos, pois fica muito clara a falta de confiança nos Militares  por parte dos que pensam que só eles podem salvar o Brasil!

Não me parece coerente depositar a última esperança em quem não se tem plena confiança.

Quem demonstra, de fato, confiança nos Soldados são os que vão para as ruas em todas as oportunidades, de forma ordeira e urbana,  para protestar e manifestar, com garra e determinação, o seu repúdio à  classe de políticos e de dirigentes que vêm sendo postos nessas posições pelo poder do povo, desde antes do fim do Regime Militar.

Demonstra confiança nos Militares quem faz a sua parte sabendo que pode contar com eles como o último recurso da democracia.

Demonstram confiança nos Militares os que demonstram, antes de mais nada, acreditar e confiar em si mesmos, como cidadãos que exigem respeito à sua vontade e aos seus direitos e que não se permitem, por nada, esmorecer.

Demonstra confiança nas FFAA quem sabe e entende que o que mais interessa aos comunistas é outro confronto armado a partir de uma iniciativa impensada dos militares – melhor forma para rapidamente  transfigurarem-se de algozes que são nas vítimas que nunca foram.

Demonstram confiança nos militares aqueles que já entenderam que os comunistas só serão definitivamente neutralizados se desalojados pela mesma via que os colocou no poder político,  na Suprema Corte, nas universidades, nos sindicatos, nas escolas e que lhes permitiu organizarem-se em falsos “movimentos sociais”.

Demonstram confiança nos militares aqueles que já aprenderam que a militância da sociedade organizada em torno da verdade e da liberdade é a única forma de vencer e de substituir o pensamento esquerdista inoculado na mente e no comportamento da sociedade inculta e desavisada.

Demonstram confiança nas FFAA aqueles que sabem e acreditam que o único partido dos que empunham as armas do Estado – e que foram formados e adestrados para emprega-las – é o Brasil e que, por ele, empenharão até a vida se necessário!

Demonstra confiança nos militares quem não se desespera ou perde o rumo a cada revelação de delações premiadas, supreendendo-se como se ainda não conhecesse a extensão do mal a ser extirpado.

Demonstra confiança nas FFAA quem confia em Sérgio Moro, no MPF e na Polícia Federal.

Enfim, amigos, além dos comunistas e dos corruptos, não demonstram confiança nos militares brasileiros os que pensam que são melhores do que eles, que chamam Villas Bôas e Etchegoyen de “vermelhos” e que imaginam poder lhes impor uma atitude impensada, precipitada e fora das circunstâncias em que eles, e somente eles, entendem como as que lhes exigem atitude e iniciativa.

É o  que penso e não discuto.

Gen Bda Paulo Chagas

Anúncios
Esse post foi publicado em Atualidades. Bookmark o link permanente.

16 respostas para Afinal, quem é que não confia nas FFAA?

  1. João Severino disse:

    excelente artigo

    • GOSTEI DO QUE LI, ESTOU MAIS TRANQUILO.

    • Hipólito Augusto disse:

      ..EXCELENTE ARTIGO, para nós brasileiros VERDE-AMARELO, essas palavras trazem o conforto de um bálsamo para nossas feridas abertas por TANTA CORRUPÇÃO, TANTA TRAIÇÃO AO POVO E À PATRIA nesse mar de lama que se tornou Brasília, como disse seu magistral inspirador, “soubesse que classe de políticos estaria alí teria desenhado em forma de CAMBURÃO e NÃO DE AVIÃO”…
      ..INTERVENÇÃO CONSTITUCIONAL É QUESTÃO DE SOBERANIA E SEGURANÇA NACIONAL…

  2. Estimado General Paulo Chagas…nao posso negar minha decepção, pelo fato das FFAA nao intervirem neste caos que o Brasil passa…Achei que havíamos chegado ao fundo do poço!! ledo engano!! a cada dia mais e mais corrupção aparece em diversas esferas, inclusive as municipais!!! O Brasil é rico!! não temos catástrofes naturais, um clima que agrada a todos etc..etc,,, etá provado, que temos mais de 70% de corruptos, haja visto a votaçao das 10 medidas!! Renan, simplesmente nao seguiu as ordens de abandonar seu cargo!!! infelizmente vai acabar em pizza, pois Moro e sua equipe tem mais de 7.000 casos para dar continuidade em investigação..e isto levará anos os quais beneficiará a todos os envolvidos, sejam por idade ou por prescrição!!!Inadmissível!!! Não aceito continuar a fazer parte deste Brasil onde nossos antepassados sempre labutaram para deixar u m legado para as próximas gerações, dando apenas continuidade em um mundo natural!!! qEu amo meu Brasil , mas de outrora!!! nao o de agora!!continuarei a lutar e trabalhar para que possamos recuperar. porém o ímpeto é decadente!!!!!!EU CONFIO NAS FFAA …mas até qdo??? será que realmente serão capazes de faze algo em benefício deste Brasil??o desemprego aumenta….os índices não são favoráveis a nada!!e nem ao futuro!!! nosso futuro/!!!??? qual será???? !saímos às ruas, juntamente com proteção policial…se sair bagunça apenas nos sentamos e a polícia toma suas providências!! Assim é em AmericANA , INTERIOR DE sAO pAULO, região próxima de Campinas. vejo tb que muitos perderam a vontade de participar, inclusive varias entidades de destaque e até a Maçonaria!!!. Sinto que rapidamente, todos se acomodarão e vai deixar como está para ver como fica!!! Perdemos aqui uma empresa por dia!! todas endividadas, sem conseguir pagar os impostos devidos bem como salários!! e nao tem o que fazer!!! lutamos para nos manter em funcionamento!!!
    em um consenso temos:
    a) fechar por definitivo o congresso!!já que poucos se salvam!!( que economia!!)
    b) permanecer um regime militar austero por pelo menos 20, 30 anos!! até que se prenda as novas gerações o que é civismo e respeito ao erário publico!!
    c) acabar com estes assaltos milionários em empresas de valores.
    d) a segurança em assaltos a residencias e empresas automaticamente cairão!!
    e) uma nova constituição, onde a penalização serão mais severas!!
    e assim vai…

    lembro sempre a todos, que a melhor época de desenvolvimento do Brasil, foi a época da “”falsa ditadura””…crescimento econômico, baixo índice de criminalidade e somente tiveram problemas os bandidos…
    será que tb sou bandido por pensar desta forma?? será que estou errado em querer algo de bom para a nossa sociedade e nosso Brasil??

    Gen Paulo Chagas…a soluçao viavel é esta para o Brasil!!! se o que vivemos é democracia, atualmente é democracia, prefiro não tê-la!!!

    TFA adalberto,

    • Adalberto, lhe respondo com o lema que adotamos para o Grupo Terrorismo Nunca mais, do qual sou, com muita honra, o presidente: “NENHUMA DITADURA SERVE PARA O BRASIL”. Este lema não considera que o Regime Militar, de 64 a 85, tenha sido uma ditadura. Os militares deixaram muitos exemplos positivos para o Brasil, mas nenhum deles incluiu a sua volta ao poder. Os exemplos continuam a existir e os propósitos da auto denominada Revolução eram a garantia e preservação da democracia. Isto foi feito. Cabe a nós recuperar o que, por negligência, deixamos desvirtuar ao ponto em que nos encontramos. Sou obrigado a concluir e a acreditar que “sem dor não há ganho”, como dizem os fisiculturistas, e que se aplica ao aprendizado e ao amadurecimento político.

      • GEN Carlos Chagas…primeiramente agradeço seu valioso retorno…comcordo com o Gen…mas infelizmente vejo , inclusive pela própia história, inclusive da Revoluçao Francesa, onde derramou-se sangue…muitos inocentes pagaram com a vida!!! Nao gostaria de ver isto com meus Iir.’. brasileiros…entretanto já tivemos isto em nossa história. è sabido que uma mudança radical, infelizmente nao seria a solução, mas é impossível aguentar o que estão fazendo, independente de PT, PMDB , PSD entre outros. Revoltou-me e muito a votaçao das 10 medidas contra a corrupção de que 451 votantes mais de 70% votaram contra!!! quem tem telhado de vidro nao pode julgar o que é melhor para o Brasil e sim olhar para o próprio umbigo!!!….
        Meu amigo General Paulo…o Sr é praticamente o único que fala à vontade sopbre diversos assuntos…é um grande formador de opinião…Continue assim pf, pois nao tens idéias da quantidade de brasileiros que o acompanham!!! Felicidades!!!Mais uma vez, muito obrigado pelo retorno!!!
        TFA adalberto

  3. Carlos Zindel disse:

    Concordo 100% com o General Paulo Chagas, muita calma nessa hora… Se de alguma coisa eu tenho certeza em meio à essa crise absurda é na confiança que todos nós brasileiros podemos e devemos ter nas nossas FFAA. Eu era criança em 64 e escutei muitas opiniões e muita besteira ao longo da minha juventude, mas agora sou adulto e estou prestando muita atenção em tudo e faço questão de dizer que, na minha opinião, o comportamento das FFAA tem sido exemplar, motivo de esperança e de orgulho para todos os brasileiros em meio a esse ‘mar de lama’ que invadiu as nossas Instituições Civis. Vamos aguardar os acontecimentos com serenidade.

    • Carlos Zindel disse:

      Mas se o General me permite uma opinião, como cidadão brasileiro, civil, leigo, talvez seja a hora das FFAA virem a público em um pronunciamento oficial esclarecer a sua posição e manifestar a sua preocupação, cobrando dos Três Poderes o respeito à Constituição e à vontade soberana da população, cobrando dos intervencionistas moderação, assegurando aos brasileiros que as FFAA está ao lado deles e da Constituição e que, embora não haja intenção de intervir no momento, há sim uma enorme preocupação de que isso venha a ser necessário caso os políticos sigam comportando-se dessa maneira irresponsável e claramente inconstitucional, levando assim o país ao caos social e institucional. Um esclarecimento, nada mais. Obrigado!

      • Concordo plenamente com você. Há muito, desde que ainda estava na ativa, venho dizendo isto.
        No post “OPINIÃO PESSOAL” digo que “O Brasil precisa e quer saber quais são as posições e as opiniões de seus soldados sobre todos os assuntos que lhes são afetos pela Constituição Federal, posições e opiniões estas que, por serem isentas de viéses políticos ou ideológicos, servirão de base sólida para que a Sociedade possa democraticamente polemizar e discuti-los, em busca do que, pela vontade esclarecida da maioria, é entendido como o melhor para os destinos da Pátria”.

      • Carlos Zindel disse:

        Seus posts são excelentes, é um privilégio poder estar em contato com o senhor, muito obrigado pela sua atenção General Paulo Chagas!

      • Carlos…boa noite como vai??? Carlos compactuou parcialmente contigo, veja em meu comentário anterior. No andar da carruagem, acredito piamente que haverá este momento!!! diferente de 64, ( nunca considerei uma ditadura!!! pude vivenciar isto na 1ª manifestação que meu pai autorizou, pois já tinha completado 18 anos ( era o ano de 1970 ) e era responsável pelos meus atos!!.vivi nesta época e participei apenas de uma manifestação…qdo observei que era apenas quebra-quebra, pessoal tombando e pondo fogo em carros…quebrando e saqueando comercio..entre outros crimes como atentados e inúmeras mortes que cometeram!!dentre outras barbaridades….simplesmente saí e nunca mais participei!!! …meu intuito era apenas ter liberdade de expressão e sem censura!!! apenas isto!!! Nunca admiti terroristas!!! e sempre fui pautado em respeitar o próximo. Participo atualmente de manifestações onde resido ( Americana – SP ) , cônscio de minha responsabilidade como cidadão e patriota. Aqui se monta um esquema com a Guarda Municipal + PM para evitar bagunça/vandalismo….e qdo há alguns “” infiltrados””. . ,que dão inicio a qualquer desordem, apenas sentamos na rua…o resto vc já sabe…a polícia age com todo rigor legal!!!e São aplaudidos vivamente!!!.
        Retomando o assunto, não sou a favor de uma ditadura, porém apoio totalmente , e torço para isto, em termos um governo 100% militar!!! que seja austero e dentro do rigor de nossa legislação( alias ultrapassada, não condiz com a nossa realidade). Infelizmente as FFAA estão “”perdendo”” crédito, mas sei que no momento exato agirão!!! Eu não tenho dúvidas!!! Para mim já saturou há muito tempo!!! O Brasil está literalmente quebrado!!! Temos hoje pouco mais de 11% de desemprego + 13,5 milhões de bolsa família!!! Com uma população ativa em torno de 95 milhões podemos afirmar que temos 24% de desemprego/sem renda!! Como sustentar e contribuir para que os menos favorecidos possam ter um futuro melhor???A calhordice é vasta e está impregnada nesta classe política!!! ( cerca de 70% votou desfavorável a 10 medidas anti corrupção!! ) Minha indignação é muito grande!!! Vejo por exemplo, minha filha e meu genro perderam o emprego…conseguiram outro depois de 14 e 18 meses respectivamente…e salário em torno de 60% do que ganhavam!!! vejo empresas quebrando diariamente!! Em Americana, nestes últimos 2 anos fechou-se uma empresa/dia!!!E as perspectivas não são boas até o 1º trimestre de 2017!!!.Não temos medicamentos básicos em nossos hospitais da região!!! principalmente hospital municipal…não temos médicos suficientes!!!tenho um amigo que trabalha em Sao paulo 3 x semana,;2 dias em Santa Barbara,…e 2 dias em Americana…com salários atrasados, e o pior é que falta de tudo!!!desde uma dipirona, linha para costura entre outros….a história se repete em todo o Brasil!!! Repartições públicas em Campinas estão trabalhando com horario reduzido para não gastar energia elétrica!! e assim vai.!!! TJT o proprio pessoal compra toner + papel para imprimir!!!Isto tb acontece em outros órgãos públicos….que inclusive estão recebendo doações pequenas, mas substancia, pois o governo não tem $$ para repasse !!!
        nossa craga tributária em torno de 40%!!!! medicação em torno de 35 a 37% !!! caramba,….na Itália a medicação não tem tributos!!
        temos que acreditar que a situaçao vai mudar …e acredito que não está longe para isto acontecer!!! e viva as FFAA , uma das poucas instituições que goza ainda de excelente crédito!!!
        ..abçs adalberto

  4. Maria do Carmo Freire Soares disse:

    Parabéns, nobre General.

    O empenho histórico da mídia para “denegrir” a imagem dos militares brasileiros, em nossa sociedade, remonta aos anos subsequentes pós queda do regime. Em 1992 as células do narcotráfico se instalaram no Brasil; e, na contemporaneidade colhemos os frutos de todo um sistema cíclico de corrupção: o TRÁFICO elege seus políticos e seus políticos sustentam o TRÁFICO, numa correspondência linguística bem propicia “TRÁFEGO” de armas, de influência, de evasão de divisas…
    Tráfego de ideologias que buscam impedir que o povo brasileiro finalmente deposite sua confiança nas FFAA única Instituição capaz de aniquilar o tráfico e o tráfego da corrupção LEGALMENTE instituídos no Brasil, e por isso tão combatida!

    Obrigada pela oportunidade de poder compartilhar o pensamento.

  5. Daniel disse:

    Caro General

    “Não me parece coerente depositar a última esperança em quem não se tem plena confiança.”

    A confiança sofre desgaste, nem na Bíblia vemos Deus pedindo fé cega, antes nos diz: “- prove me nisso … ou observe aquilo”, quando pede fé “cega”, pede aos que O conhecem.

    A confiança se deteriora frente aos fatos, me parece que não há motivo para enumerá-los aqui, mas todos sabemos quais são, no que diz respeito as FFAA: as nomeações, os pronunciamentos, adido chinês e etc. É certo que as instituições não estão funcionando. E mesmo nas década de 60 e 70 tínhamos subversivos e infiltrados nas forças, como lemos no livro A Verdade Sufocada.

    Equivoca-se quem acha que na política reina a ingerência, a incapacidade e a ineficiência. Todos os países subvertidos possuíam também seu exército. Subjugar o inimigo, como se tal não tivesse planos contra essa querida instituição que são nossas FFAA, apenas planos para as demais instituições já dominadas, me parece um lapso muito grande de inteligência. Por isso a esperança. Não conheço nosso comandante, talvez você o conheça muito bem, talvez ele seja um grande homem (tenho esperança que sim), mas foi destacado dentre outros por quem não confiamos, por isso não temos plena confiança. E isso acontece no momento caótico em que o país se encontra, creio que esteja difícil para todos, e os ânimos viram uma montanha-russa, apenas peço que Deus nos ilumine a todos. Manso sempre, frouxo jamais.

  6. Flavio Holsback disse:

    Concordo apenas com o que disse sobre a mudança de mentalidade e militância organizada da sociedade contra os comunistas e a classe política, porém:
    De acordo com dados oficiais são mais de 60 mil homicídios por ano no Brasil ( se considerar a quantidade de municípios vemos que isso é uma mentira e os números são bem maiores), isso é um genocídio, graças a política comunista implantada no Brasil, pela mesma patota que os militares lutaram contra na década de 60.
    Dizer que o povo os colocou lá por meio do voto é uma meia verdade (eles tomaram conta quando os militares entregaram o país nas mãos deles e antes mesmo disso quando os deixaram ocupar todos os espaços da sociedade, inclusive da grande mídia manipuladora), visto que não temos escolha, é sempre a mesma elite esquerdista em TODOS os PARTIDOS POLITICOS, tudo organizado para se perpetuarem no poder graças a “Constituição Cidadã” de 88 (feita pelos mesmos canalhas comunistas).
    Qualquer coisa que tentarmos fazer pelos meios “legais”, estaremos jogando nas regras dos bandidos (dessa elite) pois esta tudo aparelhado (um exemplo claro e recente foi a neutralização das maiores manifestações da historia de nosso país por meio do teatro ridículo do impeachment).
    Tenho o maior respeito pelos militares, pelas Forças Armadas do Brasil e por todo serviço que prestam a nossa nação (menos é claro o combate a mosquitos enquanto nossa nação beira o caos). Mas pelo General Vidas Boas? Quando que ele ao menos se pronunciou sobre o nosso governo ser SOCIO de organizações criminosas como as FARC? Sobre Foro de São Paulo e Diálogo Interamericano?
    Ele sempre fala sobre a “Soberania do Brasil” mas e a SOBERANIA DO POVO que não pode nem ter uma arma para preservar a vida, defender sua família e sua propriedade?
    Concordo com muita coisa que escreve aqui, mas a passividade e silêncio das forças armadas (me refiro ao alto escalão) com o que esta acontecendo em o nosso país é um tanto “estranha” (para não dizer outra coisa), isso sem mencionar a política desarmamentista (que foi implantada contra a vontade da população que votou NÃO no plebiscito) onde o exercito brasileiro é cumplice, pois não respeitou a vontade da nação do qual tanto se orgulha em dizer que serve.
    Não sou intervencionista, sei que as forças armadas não foram criadas para governar um país, mas para defende-lo, e creio que seja este o caso, mas nada faz a respeito.

    • Caro Flávio, já escrevi aqui que você pode não vê-los, mas eles estão lá, com os meios que dispõem, sejam eles modernos, antigos, obsoletos, eficientes ou não, cumprindo o seu dever, porque eles sabem que a sua maior e mais poderosa arma é o amor que nutrem pela terra à qual juraram empenhar até a vida, toda a vida!
      Você pode não ouvi-los, mas eles estão lá, atentos ao compromisso que, em juramento solene, assumiram perante a Bandeira e seus irmãos brasileiros!
      Pátria… Honra… Integridade… Instituições… Defenderei… Sacrifício da Própria Vida!
      Isto os faz confiáveis, temidos, respeitados, invencíveis!
      A tradição e o prestígio acumulados ao longo da história asseguram, hoje e sempre, aos homens e mulheres desta terra que, quando e se necessário, aqueles outros homens e mulheres, que, além da Pátria no coração, têm nas mãos as armas que ela pode lhes dar, farão sentir a sua presença e ouvir a sua voz!
      Eu sei e creio nisto!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s