PALESTRA DO GENERAL ANTÔNIO HAMILTON MARTINS MOURÃO

Caros amigos

Mais uma tempestade em copo d’agua criada pela ansiedade de uns e pelo pavor de outros.

O Gen Mourão, em sua palestra no Grande Oriente do Brasil, não disse mais do que o óbvio, o que todo mundo já sabe ou, se não sabe, deveria saber.

Ele não fez nenhuma previsão. Não disse qual será o futuro político do Brasil, apenas, e não mais do que isso, disse que, na hipótese extrema de desordem total (“por aproximações sucessivas”), de perda do controle da situação pelas autoridades constituídas (objetivo claro da esquerda bolivariana) o Exército estará pronto para restabelecer a ordem interna no País.

E acrescentou, com ênfase e propriedade, que, em uma situação como a do cenário de um caos total, os militares não poderiam ficar inertes, aguardando ordens (de quem?) porque, acima de tudo, têm o dever de cumprir o juramento solene de dedicar-se inteiramente ao serviço da Pátria e de defender-lhe a honra, a integridade e as instituições até com o sacrifício da própria vida!

Não há novidade nessa assertiva. É a obrigação de qualquer soldado em qualquer exército do mundo! E, seguindo a máxima de que “um exército pode passar um século sem ser empregado, mas não pode passar um segundo sem estar preparado”, o EB tem planos para quaisquer hipóteses de emprego! É o seu dever profissional e patriótico.

Praticando a lealdade, o General não deixou também de citar os 3 pilares da conduta militar, estabelecidos pelo Comandante do Exército, ESTABILIDADE, LEGITIMIDADE e LEGALIDADE, em cuja interpretação lógica depreende-se que o EB não contribuirá para a instabilidade e só agirá dentro da lei e com legitimidade e, QUANDO e SE, as instituições não forem capazes de manter a estabilidade e esta, por qualquer motivo, for quebrada ou sair de controle, as FFAA, legitimamente terão que tomar a iniciativa de restabelecer o controle da situação e, principalmente, a legalidade e a ordem!

Como eu disse no início, essas simples verdades aguçam a ansiedade dos impacientes e o pavor dos promotores do caos, daí tantas conjecturas e tanto assanhamento em torno de obviedades tão simples.

Deixo aqui os meus respeitosos cumprimentos ao Gen Mourão pela forma clara com que, mais uma vez, expôs a missão das FFAA para o Brasil.

Gen Bda Paulo Chagas

Anúncios
Esse post foi publicado em Atualidades. Bookmark o link permanente.

12 respostas para PALESTRA DO GENERAL ANTÔNIO HAMILTON MARTINS MOURÃO

  1. ALEXANDRE BAKKER disse:

    Parabéns general. O povo espera q as FFAA cumpram seu dever em resgatar o país desta podridão.

  2. Ronald Wigg disse:

    Esse é o problema: quando consideramos como caos, tantas mortes, guerra urbana, violência, flagelo na saúde, educação em frangalhos, e finalmente o fim da esperança. É óbvio que seguimos cegos para algum caminho, mas não sabemos o de dará. A democracia, de fato, já se extinguiu, na opressão de impostos e punições arbitrárias que já viraram extorsão contra o cidadão, e colocando a democracia em xeque.

  3. Maria de Fátima Alvarenga disse:

    Os Militares e o povo terão que defender nosso General porque o ministro da Defesa já está querendo puni-lo. http://m.folha.uol.com.br/poder/2017/09/1919553-ministro-convoca-o-comandante-do-exercito-para-avaliar-punicao-a-general.shtml

    • Não creio que o faça, mas, se o fizer, estará dando um tiro no pé e um up grade no prestígio do Gen Mourão perante a opinião dos bons brasileiros.

      • MARCELO DAL COL LYRIO disse:

        Parabéns pela manifestação Gal., o país necessita de um “sacolejo” para voltar aos trilhos e o Gal. Mourão já viu que não pensa de forma isolada na caserna!! Estamos vivendo uma desordem total, judiciário fraco, legislativo prostituído e comprado, demorará um tempo para retornarmos ao caminho correto. É necessário que os senhores direcionem ações e proposições que tipifiquem a indignação social que estamos passando, pois antes de mais nada vcs são cidadãos, o STF precisa tomar a posição da lei e não do partidarismo. Não podemos ser passivos diante de uma câmara e um congresso onde grande parte de seus membros são literalmente BANDIDOS travestidos de gente, já está claro….só não tivemos punição pelo corporativismo e as brechas legalmente existentes. Os poderes constituídos precisam saber e acreditar que se estes falharem outros surgirão e nem sempre de forma suave e lenta. Parabéns, tenho orgulho de ver posições sendo tomadas, ainda que no meu ponto de vista muito suave.

  4. Lia disse:

    A categoria dos militares é a que eu mais respeito porque é a única que a classe política teme.

  5. Parabéns General Mourão, sou seu seguidor desde 2015 quando o Sr. despertou a luta Patriótica para acabar com estes corruptos ladrões e ASSASSINOS, digo assassinos indiretamente…. devido a calamidade em nossa saúde pública e segurança pública, pessoas inocentes morrem diariamente….
    Vida longa ao General Mourão….. Hurra….
    E que venha a INTERVENÇÃO MILITAR URGENTE….
    Raimundo Gogia Sammartino
    Bagé – RS – Brasil

  6. Enio Costa Lacerda disse:

    Saudações, General Paulo Chagas. Penso que o General Mourão não se ateve apenas às questões da esfera politica. Entendo que sua atenção, como a das FFAA, está voltada aos tais “movimentos sociais”, que na surdina e calada da noite, nas universidades e no campo, pregam o modelo indecente de socialismo que já levou outras nações à desordem que viceja na Venezuela.
    Devemos, SIM, apoiar o General Mourão e as FFAA contra o que se está gestando nas hordas e anarquistas que nos rondam.
    A pirotecnia de políticos treinados para confundir a opinião pública não deve produzir o espetáculo do convencimento do cidadão comum, muitas vezes vendado para a Verdade que somente a Liberdade, a Fraternidade e Igualdade, só encontradas na Democracia pode nos ofertar.
    Brasil, acima de tudo!!!!

  7. Luis Miguel Soares dos Santos disse:

    Como um cidadão brasileiro, que serviu o exército cumprindo seu dever no ano de 1973, aprendi desde aqueles tempos, à respeitar não só aos superiores mas tbem a sociedade em geral, mesmo vivendo no exterior por 37 anos, nunca resignei minha nacionalidade, nunca pedi para me tornar outro cidadão que não fosse a cidadania brasileira, pois foi lá no exército que aprendi o valor pelo nosso Brasil.
    Os comentários do general Mourão, foram precisos e corretos, somente os corruptos, bandidos e comunistas safados é que reagiram contra o general e sendo assim, demosntraram que de fato, estão contra o Brasil, parabéns general Paulo, por colocar aqui, sua opinião em relação ao general Mourão, e tbem mostrar aos brasileiros que o exército está como sempre esteve, desde 1964 de prontidão contra os comunistas!

  8. Ricardo Curvello Lobato disse:

    Fico entusiasmado e esperançoso , com a repercussão da palestra do Grande General Mourão, constato que os Brasileiros de bem, que querem acabar com essa vergonha que vivemos hoje em nosso querido país, não estamos abandonados à própria sorte, e que as FFAA, estão dispostas a intervir e expulsar esses LADRÕES que se apoderaram do nosso amado BRASIL!!

  9. paulo musambani disse:

    Ah se vocês conhecessem realmente a opinião do povo descente desse país de glórias mil….
    O povo simples, trabalhador, ordeiro, desse imenso continente chamado bRasil, não vêm a hora dos malditos comunistas e surrupiadores do erário público pagarem de verdade por seus crimes.

    Esse povo, e nele incluo eu, acreditamos no exército; acreditamos na ordem moderada e imposta por gente séria.

    Não essa demagogia que se instaurou no país, aonde tudo precisa ser debatido, e nunca se chega a lugar algum.

    Vejam a vergonha no RJ e em todas as capitais praticamente; onde o tráfico ostenta armas, mata, destrói e aterroriza na maior tranquilidade…..
    E o nossos governantes, brigando por 2 bi, 3 bi pra campanha eleitoral.
    E o nossos governantes querendo criar situações que só favoreçam a eles e sua laia.

    Viva o general Mourão, nosso valoroso soldado que não foge à luta.

    O bRasil que não aparece nas pesquisas do ibope, e dos outros institutos apoiam cegamente os militares no poder pra colocar a casa em ordem.

    Até o mais humilde dos cidadãos brasileiros, sabem que não viveram ditadura, e sim um governo militar.
    Governo esse que gerou riqueza, trouxe prosperidade e deixou a casa bem arrumada pra esses pilantras a saquearem e fazerem dela seus ninhos de cobras…

  10. Maria do Carmo disse:

    Espero veementemente que as FFAA coloquem nossa Pátria nos caminhos da “Ordem e Progresso”, por que perante o mundo “Somos a Democracia de maior corrupção que se tem conhecimento, na atualidade”. Triste realidade que marca a história de uma nação que tem tudo para ser um expoente mundial de boas lembranças.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s