Brasil deveria ser uma potência nuclear!

Caros amigos

A Rede Globo criticou hipocritamente o Deputado Eduardo Bolsonaro por ter, em palestra para estagiários da ESG, com muita propriedade, lamentado o fato de o Brasil ter aberto mão da tecnologia nuclear na sua estrutura dissuasória de defesa .

Concordando e complementando a assertiva do Deputado, acrescento que, em 18 de agosto de 1995, o Presidente Fernando Henrique Cardoso declarou que: “O Brasil não possui, não produz e não pretende produzir, importar ou exportar mísseis militares de longo alcance, capazes de transportar armas de destruição em massa”, quando a soberania e o futuro da Nação exigiam que ele tivesse dito que o Brasil não pretende possui-los ou produzi-los enquanto a situação da ordem mundial continuar a indicar que o país não os necessita.

O Brasil também não precisava ter aberto mão do direito de dominar a tecnologia completa do átomo. Sua Constituição compromete-o com o uso pacífico deste conhecimento, não havendo em sua história e em sua índole qualquer indício de que pudesse constituir-se em risco para a humanidade.

Ao aderir ao Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP), o governo de então criou séria vulnerabilidade no poder de decisão e de dissuasão, bem como no respeito devido ao Brasil como país responsável, senhor de seus atos e livre para decidir seu futuro e a forma de relacionar-se com as demais nações.

O Brasil não poderia ter aberto mão do conhecimento nuclear porque não pode abrir mão de sobre ele aplicar a vontade nacional e convertê-lo em poder nuclear, quando assim lhe convier a responsabilidade e a soberania.

Há argumentos suficientes para fazer ver ao mundo a posição pacífica do Brasil diante dos conflitos que o rodeiam e, mais do que isto, de impor seu direito soberano de decidir.

“Um senhor prudente não pode nem deve cumprir a palavra dada quando tal cumprimento se volta contra ele e as razões que o levaram a assumir o compromisso não existem mais” (Maquiavel – “O Príncipe”).

Gen Paulo Chagas

Anúncios
Esse post foi publicado em Atualidades. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Brasil deveria ser uma potência nuclear!

  1. Rose Gandarillas disse:

    Concordo!

  2. Athis Julião disse:

    Acrescento que foi o então Presidente Collor que fechou o local de testes na Serra do Cachimbo em 1990, além de ter desmantelado parte da nossa Industria de Armamentos como a Engesa, famosa no mundo inteiro pela fabricação dos blindados Cascavel e Urutu, além do primeiro carro de combate genuinamente brasileiro, o EE-T1 Osório. Lamentável!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s