O cumprimento do dever e as armas da Nação

Caros amigos

Prestígio não se ganha. É algo que se conquista com atitudes e propósitos sérios e honestos. No caso das Forças Armadas, alicerçados no mais alto grau de patriotismo, na determinação, na abnegação, na disciplina e no comprometimento, entre outros atributos.

Para o cumprimento da missão de defender a Pátria e de garantir a lei e a ordem, a identidade das FFAA com a sociedade em nome da qual empunham suas armas é condição básica de legitimidade e de eficiência.

Como disse, há algum tempo, um Comandante do Exército: “o Exército não tem coloração político partidária”. Dito que  corrobora mensagem do saudoso estadista cearense, Marechal Humberto de Alencar Castello Branco, nos idos de 1964, quando exercia a chefia do Estado Maior do Exército: “Os meios militares nacionais e permanentes não são propriamente para defender programas de Governos, muito menos a sua propaganda, mas para garantir os poderes constitucionais, o seu funcionamento e a aplicação da lei”.

Esta sólida convicção confere às FFAA a estrutura moral que lhes permite suportar os desafios das circunstâncias sem perder de vista o comprometimento com a missão constitucional e com a garantia de sua efetiva execução, independente da qualidade e da quantidade dos meios de que dispõe,  do governo da ocasião ou mesmo de quem as esteja comandando.

O clamor público, difundido em manifestações de rua e pelas redes sociais, demonstra a contrariedade e a desaprovação da sociedade à desonestidade e à incompetência do atual governo, evidenciadas pela falência generalizada da gestão pública e das empresas sob influência da sua ambição.

Os dirigentes políticos conhecem tanto o poder do prestígio conquistado pelos soldados quanto as vulnerabilidades que a descoberta de seus malfeitos e improbidades representam para o governo. Conhecem, também, frustrados, o descolorido político e o comprometimento único do Poder Militar com o Estado brasileiro.

A Nação, parece, está cansada de ser enganada e de enganar a si mesma e dá-se conta de que as suas mais poderosas armas são o amor-próprio, a autoestima, o orgulho, a consciência dos seus direitos e deveres e a vontade de lutar para garanti-los.

Aconteça o que acontecer os soldados saberão cumprir o seu dever e, sem desmerecer o prestígio e a confiança que lhes dedica a Nação, saberão respaldar, com o seu poder, o legítimo emprego dessas armas!

Gen Bda Paulo Chagas

Anúncios
Esse post foi publicado em Atualidades. Bookmark o link permanente.

12 respostas para O cumprimento do dever e as armas da Nação

  1. Edméa Gonçalves de Araújo disse:

    Boa Sorte, Paz e Bem!

  2. Muito grata pelo seu texto, General! Compartilhei. Abraços.

  3. Mimi Freitas disse:

    BOA NOITE GENERAL E MUITO OBRIGADO SEMPRE POR DEFENDER OS MENOS FAVORECIDOS DESTE DESGOVERNO, AS FORÇAS ARAMADAS HOJE TORNO-SE NOSSA ÚNICA ESPERANÇA DE VOLTARMOS A TER ORDEM E PROGRESSO PARA O BRASIL E UM POUCO DE PAZ PARA OS BRASILEIROS, TANTO QUE SE LUTOU CONTRA O COMUNISMO QUE CONFESSO AS VEZES PENSAR NÃO TER MAIS COMO IMPEDIR O AVANÇO, O SENHOR NOS TRÁS ESPERANÇA, E EU NA MINHA DEBILIDADE VOU AJUDANDO COMO POSSO ORANDO A DEUS QUE TENHAMOS SORTE, DESEJO UM BOM DOMINGO E UM FELIZ DIAS DAS MÃES AS MAMÃES DE SUA FAMÍLIA. MIRIAM FREITAS MONTEIRO.

  4. Victor disse:

    Permissão General,

    Veja a cartilha do PT…
    O senador já alertou sobre o congresso dos petralhas a ser realizado em breve… É o pior, com título que reme à guerra… Achei perigoso.
    Quantos golpes mais de Estado devemos sofrer…!?

    Salve as FFAA.

  5. maria de fatima alvarenga disse:

    Obrigada, senhor General, por estar aqui nos iluminando com suas palavras!

  6. Lucas Pizollato disse:

    Prezado General,

    Respeitosamente gostaria de pedir a sua impressão sobre este vídeo do Domingos da Paz, disponível no YouTube:

    Intervenção Constitucional Terceira Parte Entrevista Domingos da Paz

    Desde já agradeço pela atenção que vier a dispensar ao assunto.

    • Caro Lucas, o que eu penso a respeito de intervenção militar está muito claro nos textos que tenho postado. Não discuto os argumentos do Sr Domingos da Paz, apenas ainda não vejo razões que justifiquem a tomada de uma iniciativa desta gravidade pelas FFAA.

    • Caro Lucas, o vídeo denuncia o PNDH-3 e o seu mentor, o FSP. Não tem novidade, apenas mostra a nós, cristãos, que temos que fazer o que nos ensinou Santo Inácio de Loyola: Rezar como se tudo dependesse de Deus, mas trabalhar [e lutar] como se tudo dependesse de nós!

  7. Boa tarde Prezado General Paulo Chagas.
    É com renovada estima que lhe escrevo estas outras palavras. Segue logo abaixo o endereço de um vídeo produzido pelo Sr. Herivelton Moreira, ao qual nos dá uma noção mais profunda daquilo que estamos enfrentando. Ao observar tal vídeo, já não mais ficaria surpreso se, além daquilo que é mencionado no mesmo, muito mais ainda venha ocorrendo. Tal vídeo é apenas para vossa gentil observação, lógico sabendo que Vossa Senhoria já tem a plena noção do seu conteúdo. Contudo, para mim e milhões de outros Brasileiros, foi um soco na cara!

    Forte e cordial abraço.
    Alexander Sampaio

  8. Mimi Freitas disse:

    BOA NOITE GENERAL E MUITO OBRIGADO SEMPRE POR DEFENDER OS MENOS FAVORECIDOS DESTE DESGOVERNO, AS FORÇAS ARMADAS HOJE TORNOU-SE NOSSA ÚNICA ESPERANÇA DE VOLTARMOS A TER ORDEM E PROGRESSO PARA O BRASIL E UM POUCO DE PAZ PARA OS BRASILEIROS, TANTO QUE SE LUTOU CONTRA O COMUNISMO QUE CONFESSO AS VEZES PENSAR NÃO TER MAIS COMO IMPEDIR O AVANÇO, O SENHOR NOS TRÁS ESPERANÇA, E EU NA MINHA DEBILIDADE VOU AJUDANDO COMO POSSO ORANDO A DEUS QUE TENHAMOS SORTE, DESEJO UM BOM DOMINGO E UM FELIZ DIAS DAS MÃES AS MAMÃES DE SUA FAMÍLIA. MIRIAM FREITAS MONTEIRO.

    Em 10 de maio de 2015 00:31, Mimi Freitas escreveu:

    > BOA NOITE GENERAL E MUITO OBRIGADO SEMPRE POR DEFENDER OS MENOS > FAVORECIDOS DESTE DESGOVERNO, AS FORÇAS ARAMADAS HOJE TORNO-SE NOSSA > ÚNICA ESPERANÇA DE VOLTARMOS A TER ORDEM E PROGRESSO PARA O BRASIL E UM > POUCO DE PAZ PARA OS BRASILEIROS, TANTO QUE SE LUTOU CONTRA O COMUNISMO QUE > CONFESSO AS VEZES PENSAR NÃO TER MAIS COMO IMPEDIR O AVANÇO, O SENHOR NOS > TRÁS ESPERANÇA, E EU NA MINHA DEBILIDADE VOU AJUDANDO COMO POSSO ORANDO A > DEUS QUE TENHAMOS SORTE, DESEJO UM BOM DOMINGO E UM FELIZ DIAS DAS MÃES AS > MAMÃES DE SUA FAMÍLIA. > MIRIAM FREITAS MONTEIRO. >

  9. Gino disse:

    General, agradeço ao senhor pelos artigos que clareiam nebulosidades geradas por mentes maquiavélicas mas, preocupa-me a falta de apoio ou respostas do FFAA quanto ao clamor público, aflito pelos desmandos de uma quadrinha de bandidos que apossou-se dos três poderes do Brasil. A amor-próprio e a autoestima dos Brasileiros (com “B” maiúsculo) estão sendo minados e destruídos por uma chuva de mentiras descaradas e ações contra os seus direitos, todos os dias. Sinto-me órfã pelo silêncio das Forças Armadas quanto a destruição do Brasil em todos os sentidos. Como mais Brasileiro, precisamos de um sol no fim do túnel para que possamos erguer as nossas cabeças e lutar mas para isso contamos com as Forças Armadas e vejo no senhor o interlocutor para isso. Abraço e conto com a sua ajuda e apoio. Gino Pavan Neto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s